Importante ator, diretor e dramaturgo brasileiro, Zé Celso Martinez morreu na manhã desta quinta-feira (6) aos 86 anos. Ele estava internado desde a última terça-feira (4) após um incêndio em seu apartamento. Zé Celso sofreu queimaduras de segundo grau em 53% do corpo.

Referência nas artes cênicas, Zé Celso estava na UTI do Hospital das Clínicas em decorrência das graves queimaduras provocadas pelo incêndio. Ele vivia com o esposo Marcelo Drummond e mais duas pessoas no bairro do Paraíso, na capital paulista.

Assim que foi internado, sua sobrinha Beatriz Corrêa afirmou à imprensa que Zé Celso chegou a passar por uma cirurgia, além de receber noradrenalina para queda drástica de pressão e anestésico na veia para dores.

O fogo no apartamento, segundo moradores, teria começado devido a um curto-circuito em um aquecedor. O viúvo de Zé Celso, Marcelo Drummond, de 60 anos, está estável e em observação devido à inalação de fumaça.

Zé foi uma das figuras mas importantes para o teatro na década de 60 e é considerado um dos maiores dramaturgos do Brasil. Enquanto cursava Direito, criou o Teatro Oficina, um grupo formado quando integrava o Centro Acadêmico XI de Agosto. Também foi responsável por diversas peças teatrais polêmicas ao trazer atores com corpos nus e encenando, por exemplo, relações sexuais.