Considerado o precursor do Youtube no Brasil, PC Siqueira, de 37 anos, foi encontrado morto em seu apartamento, na zona sul de , na tarde desta quarta-feira (27). A Polícia Civil paulista informou que o influenciador cometeu suicídio. Ao longo da vida, PC expôs as batalhas que travava contra a depressão e enfrentou a pior crise na carreira em 2020, quando foi investigado por denúncias que envolviam suspeitas de pedofilia.

Paulo Cezar Goulart começou seu canal no Youtube em 2010. Ele foi um dos pioneiros no ofício de conversar com a câmera no quarto. Seu canal Maspoxavida chegou a alcançar mais de 2 milhões de inscritos e era um dos mais vistos do Brasil durante anos.

O youtuber também se aventurou na televisão, ele teve programas na MTV, extinta emissora voltada para o público jovem.

Ao longo dos anos, PC Siqueira sempre expôs seus problemas que envolviam a saúde mental. Ativista em ações contra a depressão, ele falava sobre o assunto em vídeos e também em projetos que mantinha com amigos, como o extinto programa Ilha de Barbados, que contava com parceria entre o influenciador Cauê Moura e o comediante Rafinha Bastos.

A pior crise enfrentada na carreira de PC, e considerada por parentes e amigos como um dos gatilhos para a piora no quadro de depressão, foi uma investigação policial iniciada após divulgação de áudios e conversas em que PC falava sobre pedofilia, em 2020.

Na época, assim que as conversas vieram à tona, o projeto Ilha de Barbados foi encerrado e PC Siqueira viu seus números nas redes sociais despencarem.

A partir daí, PC enfrentou dificuldades financeiras e iniciou uma campanha em suas redes sociais para doação de R$ 100 dos seguidores. O “Publi de 100” era rotineiramente divulgado pelo influenciador, que falava sobre a dificuldade financeira e o abandono de amigos.

Em fevereiro de 2021, um relatório da Polícia Civil de São Paulo concluiu que não houve provas para dar sequência a uma investigação contra o youtuber envolvendo pedofilia.

Apesar da conclusão policial, PC Siqueira não conseguiu voltar a ativa em suas redes sociais de forma que conseguisse voltar a ter ganhos para se manter. Ao longo desse ano de 2023, PC teve recaídas na depressão, no uso de drogas e de remédios e chegou a cometer uma tentativa de suicídio em março.

Uma tia do influenciador, que não quis se identificar, disse em entrevista ao UOL que PC Siqueira sofria por ter saído da mídia. Mas segundo ela, Paulo Cezar estava “tranquilo” nos últimos dias, teve um período de convivência com os pais e era acompanhado por parentes.

A última postagem de PC Siqueira nas redes sociais foi feita no dia de . Em um vídeo, ele falava a pessoas que passariam o Natal sem família e amigos que elas não estavam sozinhas. Confira:

Precisa de ajuda psicológica?

Se você está enfrentando a depressão, saiba que não está sozinho. Em Mato Grosso do Sul, há diversos programas de apoio psicológico em que o cidadão pode procurar ajuda. 

GAV (Grupo Amor Vida): presta serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através do telefone: 0800 750 5554 (ligação gratuita) ou pelo e-mail precisodeajuda@grupoamorvida.ong.

Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil (exclusivo para agentes e familiares): conta com equipe multidisciplinar de psicologia, serviço social e capelania. Fazem plantão psicológico e encaminhamentos junto aos planos de saúde. Mais informações pelo telefone (67) 99627-6178.

CVV (Centro de Valorização da Vida): oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita, todos os dias, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

CAPS (Centros de Atenção Psicossocial): De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), qualquer pessoa pode ir até a uma unidade, onde será acolhida e passará por uma avaliação do quadro clínico em que será determinado se é necessário um atendimento médico ou psicológico de urgência – o que acontece em caso de crise – ou se poderá ser encaminhado a uma unidade básica para que inicie o protocolo de acompanhamento, por meio de encaminhamento. Confira aqui a lista e endereço dos CAPS em Campo Grande.