O Ministério Público do expediu mandado de prisão preventiva para o ator José Dumon, solto e está monitorado por tornozeleira eletrônica. A denúncia foi instaurado pela promotora Janaína Marque Corrêa Melo, da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da Área Botafogo e Copacabana.

O pedido de prisão preventiva foi enviado pelo delegado Marcelo Maia, titular da DCAV (Delegacia da e do Adolescente Vítima), no dia 15 de outubro. De acordo com o jornal Extra, a denúncia reforçava que Dumont apresenta risco para segurança de crianças e adolescentes, uma vez que o inquérito pontua a materialidade do estupro de um menino de 12 anos.

A mãe da criança teria dito na delegacia que soube do crime após denúncias de vizinhos. A suspeita motivou o primeiro pedido de prisão contra o ator, mas não foi concedido pela Justiça. Na época, foi aceito apenas o mandado de busca e apreensão na casa do acusado, onde foram encontrados 240 arquivos de infantil, além de um comprovante bancário de depósito de R$ 1 mil para vítima.

Provas no inquérito

O advogado da vítima diz que outras crianças também podem ter sido vítimas do acusado. As investigações mostram que Dumont se aproveitou do adolescente por ser seu fã. Ele teria oferecido presentes e ajuda financeira em troca de carícias, captadas por câmeras de segurança da região, imagens que foram inclusas no inquérito.

Para tentar se defender, o ator disse em depoimento que as imagens de encontradas no celular e computador faziam parte de estudo para futura realização no trabalho, onde o personagem seria um abusador.

Solto pela Justiça

A juíza 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e ao Adolescente, Gisele Guida de Faria, aceitou a denúncia e tornou o ator José Dumont réu por armazenamento de pornografia infantil, no dia 23 de setembro. O magistrado ponderou haver provas de materialidade e indícios suficientes para autoria dos crimes.

Entretanto, no dia 12 de outubro a defesa conseguiu liberdade pelos crimes, Dumont atualmente está regime domiciliar e monitorado por tornozeleira eletrônica.