Will Smith nunca foi orientado a se retirar do após dar um tapa na cara de Chris Rock. De acordo com o TMZ, a de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a premiação, mentiu ao afirmar que pediu para que o ator deixasse o local após a agressão.

Segundo as fontes do site, os representantes da Academia ficaram divididos entre expulsá-lo do Oscar e permitir que continuasse mesmo após o ocorrido. Will perdeu a paciência após o fazer um comentário sobre o visual de Jada Pinkett Smith, que sofre com alopecia.

O site afirma que o produtor do Oscar Will Packer avisou Will que a Academia não queria que ele fosse embora por volta das 20h, meia hora depois do tapa. Poucos minutos depois, o ator subiu ao palco para receber a estatueta de Melhor Ator.

A Academia havia publicado um vídeo alegando que Will se recusou a deixar o Oscar. “As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos ter previsto. Embora gostaríamos de esclarecer que o Sr. Smith foi convidado a deixar a cerimônia e recusou, também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente”, disse o órgão.