Após ter uma conversa antiga com uma fã menor de idade vazada na internet,  o baterista Japinha foi afastado do CPM 22. Prints mostram uma suposta conversa, de 2012, entre ele, na época com 38 anos, e uma fã do grupo, de 16 anos.

“Após os últimos acontecimentos, decidimos pelo afastamento do nosso baterista, Ricardo Japinha, reafirmando nossa posição de não compactuar com atitudes desrespeitosas com quem quer que seja. A banda continua”, comunicou o CPM, no .

Em conversa com o Uol, o baterista reconheceu a veracidade da conversa e se manifestou sobre ela, dizendo que não vê maldade no que ocorreu.

Na interação entre os dois, Japinha fala que gostaria de conhecer a garota, perguntando sua idade e até falando sobre virgindade. Em entrevista ao UOL, o músico confirmou que a conversa realmente aconteceu, mas não vê maldade em seu conteúdo.

“Nunca cheguei a conhecer essa pessoa. Nem lembro dela, para ser sincero, mas a menina deveria ser bonita. A conversa não teve uma conotação maldosa. Nunca faltei com respeito com ninguém. Teve um clima de descontração, de combinarmos de nos encontrar. Fluiu de forma agradável”.

Ainda segundo o noticiário, o baterista conta que é comum que menores de idade e até mulheres casadas se aproximem dele e de outros membros da banda, mas esse tipo de contato é sempre evitado.

“Já cheguei a pedir RG para fãs, muitas enganavam a idade. Você tem que ter esse discernimento porque corre o risco de se prejudicar. Por mais que haja consentimento, não é visto com bons olhos”, admite Japinha.

“Mas o Marcelo Camelo começou a namorar a Mallu (Magalhães) quando ela tinha 15 anos. O Caetano é casado com uma mulher que era menor de idade quando se conheceram. Com consentimento, não há crime.”