Ana Maria publica reportagem sobre nicotina contra coronavírus e é criticada

Ana Maria Braga causou polêmica na internet ao compartilhar, em seu site oficial, uma matéria sobre a nicotina poder proteger contra o coronavírus

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ana Maria Braga causou polêmica na internet ao compartilhar, em seu site oficial, uma matéria sobre um estudo que aponta que a nicotina pode proteger contra o coronavírus. No início deste ano, a apresentadora anunciou em seu programa que está com câncer de pulmão.

A comandante do Mais Você chegou a ficar afastada do programa matinal para se tratar. Ana, que fumou durante muitos anos, já iniciou as sessões de quimioterapia e tem dividido as agruras do tratamento com os fãs através das redes sociais.

Parte do texto compartilhado por Ana diz o seguinte: “um estudo francês revelou que a nicotina pode ter um papel de proteção contra o novo coronavírus poque existe uma baixa proporção de fumantes entre os pacientes da Covid-19 no mundo. A equipe médica responsável trabalha com a hipótese que a nicotina poderia dificultar o contágio. Por isso, após aprovação, planejam, iniciar vários testes com adesivos que contém a substância”.

A divulgação do estudo gerou revolta nos seguidores. “A nicotina mata o corona e mata o pulmão junto! Acho que você foi hackeada. Só pode!”, escreveu um. “Ana?”, limitou-se a dizer outra. “Quer dizer que a senhora incentiva o uso do tabaco? Entendi!”, apontou outra.

A nicotina causa estímulo à produção de dopamina e também provoca vasoconstrição (os vasos sanguíneos se contraem, diminuindo seu diâmetro) e aumento da pressão arterial. Ela ainda causa mutações no DNA das células, que passam a se reproduzir de forma deficiente.

Conteúdos relacionados