A segunda edição do CineSur – Festival de Cinema Sul-americano já tem data confirmada. Reunindo grandes filmes, diretor e atores da América do Sul, em 2024, o evento acontecerá entre os dias 20 e 27 de julho.

A primeira edição do festival foi realizado em novembro de 2023 e reuniu 12 países e 657 filmes inscritos.

As inscrições para participar do Festival, nas diversas categorias competitivas, estarão disponíveis no mês de março. A data será divulgada no site do Bonito CineSur e redes sociais.

Premiação e momentos históricos em 2023

A primeira edição do Bonito CineSur – Festival de cinema sul-americano de Bonito de 2023 contou com uma dividida em cinco mostras: Longa Sul-Americano, Curta Sul-Americano, Sul-Mato-Grossense, Cinema Ambiental e AnimaSur, além de duas exibições muito especiais.

Na primeira noite, durante a abertura do festival, os espectadores tiveram a oportunidade de conhecer o clássico filme sul-mato-grossense (recuperado) Alma do Brasil, média-metragem de 1932, dirigido por Líbero Luxardo, filmado na Região.

O segundo momento foi marcado pela “Sessão Memória Bonito CineSur”, com exibição do drama romântico (1983), de Walter Lima Jr, presente no evento e ovacionado pela plateia. O cineasta foi homenageado pelo Festival pelos quarenta anos do lançamento do filme, cuja trama é inspirada no sertão do então Mato Grosso – atual Mato Grosso do Sul.

Relembre os vencedores

Na mostra longa-metragem sul-americano, o escolhido como melhor filme pelo Oficial, foi El Visitante (2022), de Martin Boulocq. O peruano La Pampa (2022), de Dorian Fernández Moris, foi o escolhido pelo Júri Popular, e o brasileiro Mais Pesado é o Céu (2023), de Petrus Cariry, recebeu menção honrosa da imprensa presente.

Em curta-metragem sul-americano, o melhor curta pelo Júri Oficial foi: “Estrellas del desierto”, de Katherina Harder, enquanto o Júri Popular escolheu “Yigayo Yuwuerane”, de Ross Dayana López.

Da mostra do cinema sul-mato-grossense, o eleito pelo Júri Oficial foi Cordilheira de Amora II, de Jamille Fortunatto, e na decisão do público (júri popular) o escolhido foi A Dama do Rasqueado, de Marinete Pinheiro.