Entre quinta (19) e sexta-feira (20), Campo Grande sediará o Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras 2023, que reunirá nomes expressivos da cultura brasileira e instituições do gênero de 20 estados brasileiros.

O Congresso, que é organizado pela ASL ( Sul-Mato-Grossense de Letras), com a presença da ABL (Academia Brasileira de Letras), vai debater propostas de maior aproximação entre as instituições estaduais, desafios e ideias para fomentar a produção literária e o hábito da leitura, além de dar à sociedade o entendimento da universalidade da cultura e das artes.

Presidente da ASL, Henrique Medeiros

Para Henrique Medeiros, presidente da ASL, este encontro é um marco e importante para construir mais e maiores espaços para as manifestações autorais. “propostas de maior aproximação entre as instituições estaduais, desafios e ideias para fomentar a produção literária e o hábito da leitura, além de dar à sociedade o entendimento da universalidade da cultura e das artes”, afirma Henrique.

Ao todo participarão 20 representantes das academias de letras Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, , Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Da Academia Brasileira de Letras já estão confirmados os nomes dos imortais Antônio Cícero e Ricardo Cavaliere.

Serviço

A abertura do Congresso acontece nesta quinta-feira (19), a partir das 09h, no Bioparque Pantanal, que fica nos Altos da Afonso Pena. Já às 14h, no Auditório da ASL, que fica na Rua 14 de Julho, 4653, acontece uma reunião reservada dos acadêmicos sobre o inter-relacionamento entre as academias estaduais.

Já na sexta-feira (20), a programa começa às 08h, na sede das ASL, também reservado para os participantes. A partir das 14h, aberto ao público, acontece uma mesa-redonda sobre ‘Tecnologia e IA: Saltos e Quedas da Literatura’. Às 16h, uma segunda mesa redonda deve acontecer, às 16h, com o tema ‘A Literatura Como Suporte das Manifestações Culturais Entre os Estados’.

Saiba Mais