‘Bolo afogado’ ou ‘bolo alagado’. Se você ama ver vídeos de receitas e passa horas navegando na internet, com toda certeza já se deparou com a mais nova trend, que consiste em um bolo de massa simples com muita calda e decoração de chantilly.

E não se sabe ao certo como essa receita viralizou, mas o fato é que ela é inspirada em uma sobremesa clássica da América Latina, conhecida como ‘bolo três leches’: um clássico pão de ló embebido com a mistura de creme de leite, leite em pó e leite condensado. Este prato é muito popular na Venezuela, Peru e Chile.

Agora, voltando ao bolo ‘trend’, quem faz, defende que a receita é perfeita pra quem amo bolo molhadinho, já que, graças a quantidade de leite, o resultado é uma massa absurdamente leve e úmida. Dependendo a quantidade de calda, pode até parecer um pavê.

E se engana quem pensa que é difícil reproduzir a receita em casa. Na verdade, é mais simples que muito bolo por aí. E a simplicidade fez com que os internautas testassem ‘N’ versões: caldas coloridas, bolo fit, quatro leites, com chocolate, e por aí vai.

Como fazer

Para reproduzir a receita é simples. Primeiro, faça a massa da sua preferência. Quando ela estiver assada, transfira para a tampa de uma embalagem de bolo ou qualquer pote que caiba seu bolo e que tenha espaço suficiente para a calda que vem em seguida.

A calda pode ser feita a seu gosto, mas aqui fica uma sugestão:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 caixas de creme de leite
  • 4 colheres de sopa de leite em pó
  • 400 ml de leite

Calda pronta, é só despejar ela completamente em seu bolo para que a massa absorva. Leve para a geladeira.

Depois de 3h refrigerando, finalize com chantilly ou sirva como está.

Agora, veja inspirações:

@evacakess_

Respondendo a @Leticia Araújo

♬ som original – Evacakes
@dikadanaka

Ficou maravilhoso esse bolo alagado de chocolate 😃 Super macio, molhadinho e com muito sabor de chocolate 😍 Ingredientes da massa do pão de ló: 6 ovos; 3/4 xícara (chá) de açúcar (135g); 1 xícara (chá) de farinha de trigo (140g); 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó (45g); 1 colher (café) rasa de fermento químico em pó (1g). – Forma de 20cm de diâmetro. Ingredientes da calda: 1 caixa de leite condensado (395g); 1 lata de creme de leite (300g); 1 xícara (chá) de leite em pó (100g); 400ml de leite; 3/4 xícara (chá) de chocolate em pó (68g). Ingredientes do chantininho de chocolate: 400ml de preparo pronto para chantilly ou creme de leite fresco; 4 colheres (sopa) de leite condensado (100g); 1/2 xícara (chá) de Leite em pó (50g); 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó (46g). #boloalagado #boloafogado #boloalagadodechocolate #bolodechocolate #confeitaria #tiktokreceitas

♬ Good Times – Vin Music
@tpmjuferraz

BOLO ALAGADO, afogado, como queiram chamar hahahaha fiz a minha versão de chocolate e posso dizer que ficou TU-DO! Comenta aqui embaixo se querem a versão de 3 leites 🤤 Eu fiquei intrigada com esse bolo e resolvi testar! Não é que eu curti? Aqui vai a receitinha pra vocês! Ingredientes 6 ovos 200g de açúcar 200g de farinha de trigo 120g de chocolate em pó Calda 400ml de leite 2 latas de creme de leite 1 xic de chocolate em pó 1 lata de leite condensado Chantilly de chocolate para decorar Granulado Modo de preparo: na panela, esquente os ovos com o açúcar até não sentir os grãozinhos. Muito rápido, coisa de 30 segundos. Leve para a batedeira e deixe batendo por pelo menos 6 minutos. Espumou bem, abaixe a rotação e adicione o chocolate. Depois, a farinha de trigo. Coloque em uma forma de 20cm e leve para assar em forno pré-aquecido por 30-35 min. Faça a calda: misture tudo e reserve. Coloque o bolo em uma tampa de embalagem de bolo e despeje a calda. Por cima, cubra com chantilly e granulado. Aproveite! #boloalagado #bolo #cake #chocolate #receitasdajuferraz

♬ Lil Boo Thang – Paul Russell