Iguaria da árabe (e caríssima nas confeitarias especializadas), a coalhada seca vai bem não só com o Kibe Cru, mas também com fatia de pão no seu café da manhã, substituindo manteiga, margarina e até requeijão. O melhor de tudo é que é super fácil de fazer e ainda sai baratíssimo. Isso mesmo, só vai um ingrediente.

A receita nada mais é que a “” da coalhada normal que vende nos supermercados por preços que não custam passar de R$ 5 – enquanto nas confeitarias árabes os preços da coalhada seca costumam ser salgados, por assim dizer. Quer aprender a fazer? Confira a receita abaixo!

Coalhada seca

Você vai precisar de:

  • 4 potes de coalhada integral sem açúcar de aproximadamente 170g
  • Um filtro de papel (daqueles de coar café)
  • Um suporte para o filtro de café (pode ser o suporte do café, desde que bem limpo)
  • Um recipiente para coletar o soro do leite

Como “secar” a coalhada?

O procedimento é muito simples: basta despejar a coalhada no filtro e deixar dentro da geladeira drenando soro. O que ocorre é que a parte líquida da coalhada – que é rica em probióticos e poderá ser utilizada em outras – vai parar no recipiente, deixando restar no filtro de papel apenas a parte rica em proteínas e gorduras, destacando o sabor azedo típico da coalhada seca.

Normalmente, são necessárias poucas horas para que a drenagem ocorra. Contudo, se preferir uma coalhada com textura mais pastosa e menos líquida, basta trocar o filtro e aguardar uma média de 12h para que mais soro seja drenado. Esta receita rende, em média, um equivalente a um pote de manteiga.

Não desperdice!

Você pode utilizar o soro na composição da massa de vitaminas, sopas, panquecas, ou até mesmo diluindo e pulverizando em plantas, além de servir como suplemento alimentar até para animais domésticos, umedecendo a ração.