Dia da Ressaca: cardápio detox para ajudar o corpo a se recuperar da folia
A ressaca é o principal desses efeitos em grande parte das pessoas e muitos ainda mantém a bebedeira durante o tradicional Enterro dos Ossos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois do fim oficial do Carnaval, ficam as lembranças da folia e também alguns efeitos colaterais de excessos que costumam acontecer nesta época do ano, em que se aumenta a ingestão de bebidas alcoólicas, onde participamos de mais confraternizações, choppadas e deixamos um pouco de lado a dieta. A ressaca é o principal desses efeitos em grande parte das pessoas e muitos ainda mantém a bebedeira durante o tradicional Enterro dos Ossos.
Coincidentemente, o Dia da Ressaca é comemorado anualmente em 28 de fevereiro no Brasil. A indesejada ressaca é uma resposta do organismo humano, que alerta quando o corpo está intoxicado pelo álcool. Dores de cabeça, enjoos e desidratação são alguns dos sintomas mais comuns da ressaca.
Para ajudar aqueles que precisam voltar aos trilhos no que diz respeito a alimentação ou estão ainda se recuperando de outros excessos, a coach nutricional Gabi Lodewijks, criadora do projeto transnacional Vida Saudável, elaborou um cardápio especial, para fazer um detox pós carnaval.
Gabi Lodewijks é brasileira e vive na Holanda há 10 anos. Apesar do frio do inverno europeu, ela conta que o Carnaval por lá também tem muita animação e que o detox pós carnaval é um sucesso: “ As pessoas se fantasiam, se pintam, muitas cores, brilho, plumas e saem às ruas festejando. Embora tenha elaborado essa receita pensando no pique do carnaval brasileiro, esta receita de detox é um sucesso em outros países em que atendo clientes, como Portugal e especialmente no Brasil”.
Acompanhe as dicas de Gabi Lodewijks para ajudar o corpo a se recuperar da folia. Confira:
Cardápio da Ressaca
Café da manhã
- Água mineral (muita água)
- Pão integral torrado com mel
- Ovo cozido com uma pitada de sal
- Chá de camomila
- Um kiwi
Benefícios
A água é boa contra a sede, ativa o metabolismo e fornece minerais como o magnésio: o matador da ressaca.
Chá de camomila acalma o estômago. Mel e açúcar natural e ajuda na quebra rápida do álcool restaurando o nível de açúcar no sangue. Frutas como kiwi aumentam esse efeito. Um ovo com sal oferece energia para combater o cansaço e ressaca
Almoço
- Água mineral
- Sopa de galinha com macarrão
- Uma maça
Benefícios
A perda de minerais faz com que nosso corpo peça por alimentos salgados e azedos. A sopa, picles e carne defumada por serem bem salgadinhos satisfazem a nossa vontade de comer algo salgado. O bom é que a sopa é fácil de digerir. O macarrão e o frango da sopa oferecem carboidratos e proteínas, que diminuem a fome.
Jantar
- Água mineral
- Salada com salmão e ervilhas
- Espargos enrolados em presunto defumado
- Pão multigrãos com tapenade
Benefícios
O salmão contém óleo de peixe que ajuda o estômago a quebrar o álcool. Leguminosas são uma fonte saudável de carboidratos para satisfazer a fome. Os aminoácidos e minerais nos espargos garantem que você se recupere mais rápido da ressaca. Eles também protegem as células do fígado contra as toxinas do álcool. Além disso, a coach nutricional lembra que é primordial beber muita água durante o dia e descansar.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Youtuber engole 1,12 kg de molho de pimenta em 3 minutos por recorde no ‘Guinness’
O youtuber já quebraria o recorde se consumisse 300g do produto
Rayssa Leal comete erros e fica fora do pódio na etapa de Sydney da SLS
Não deu para Rayssa Leal na etapa de Sydney da Liga Mundial de Skate, a SLS. Com voltas abaixo do costume, a brasileira precisou apostar forte na série de manobras e até conseguiu boas notas e parecia que estaria no pódio, mas foi superada pela japonesa Funa Nakayama, que ficou em terceiro. A australiana Chloe…
Águas abertas: Brasil leva prata e bronze em etapa da Copa do Mundo
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut subiram ao pódio em Portugal
Apagão em SP será investigado pelo Ministério Público
De acordo com o promotor, é preciso esperar que a situação seja normalizada para agilizar as providências
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.