Em Bonito, restaurante deixa jacaré em paz e aposta em carnes com jabuticaba, goiabada e rapadura

Em Bonito, cidade distante 297 quilômetros de Campo Grande, o apelo do jacaré é forte nos cardápios oferecidos nos restaurantes da cidade. De pastel a sushi, a carne atrai principalmente os turistas. Mas nas andanças do MidiaMAIS por lá, encontramos um lugar que optou em deixar o jacaré em paz e resolveu apostar nas combinações […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Bonito, cidade distante 297 quilômetros de Campo Grande, o apelo do jacaré é forte nos cardápios oferecidos nos restaurantes da cidade. De pastel a sushi, a carne atrai principalmente os turistas. Mas nas andanças do MidiaMAIS por lá, encontramos um lugar que optou em deixar o jacaré em paz e resolveu apostar nas combinações agridoces, como carne bovina com molho de jabuticaba, carne suína com molho de goiabada e abacaxi com rapadura.

Tudo curtido no fogão à lenha e nas panelas de ferro, as receitas são invenções do cozinheiro Valentim Aparecido dos Santos, 55 anos. “Nós até servimos jacaré, mas não é o nosso carro-chefe. A carne do jacaré tem um apelo forte e por isso acaba tendo um preço abusivo. Então, apostamos em outro tipo de cardápio”, conta o cozinheiro.

Em Bonito, restaurante deixa jacaré em paz e aposta em carnes com jabuticaba, goiabada e rapaduraQuando Valentim chegou a Bonito, 19 anos atrás, montou o “Cantinho da Vovó” com a proposta de, realmente, oferecer o sabor de uma comida caseira. Ele veio de São Paulo, onde era policial militar e estava cansado da rotina na metrópole. Escolheu o interior de Mato Grosso do Sul para recomeçar a vida e também inventar novos sabores.

E o primeiro prato que criou foi a carne bovina com molho de jabuticaba. Ele conta que usa o acém assada e desfiada, depois acrescenta o molho feito com um licor da fruta. Tempo depois, Valentim acrescentou ao cardápio o frango com caldo de carambola.

Outro prato que atrai curiosidade é o porco com molho de goiabada. “Diferente da carne com jabuticaba, na qual uso o licor, no porco eu derreto a goiabada mesmo para fazer o molho e tempero com ervas frescas”, explica o cozinheiro.

Também tem a linguiça com geleia de pimenta de cheiro e a bisteca com molho de vinho tinto e pimenta biquinho que completam o buffet.

Confira a receita do molho de abacaxi com rapadura e ervas finas:

Em Bonito, restaurante deixa jacaré em paz e aposta em carnes com jabuticaba, goiabada e rapaduraIngredientes

1 abacaxi inteiro (descascado e cortado em cubos)
50 gramas de rapadura – ou um copo americano de melado de cana-de-açúcar
Meio copo americano de água
1 colher de chá de alecrim, manjericão, orégano, hortelã, gengibre ralado, cheiro verde, amido de milho e sal
2 pimentas de cheiro

Modo de preparo

Reserve o abacaxi. Junte o resto dos ingrediente em uma panela e ferva de 4 a 5 minutos. Depois acrescente o abacaxi cortado em cubos e deixe ferver por mais 1 minuto. Está pronto!

Valentim sugere combinar a receita com carne de porco. Fica a dica!


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones (67) 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_

 

Conteúdos relacionados