Esta receita de polenta cremosa com ragu de calabresa é tudo que você precisa no frio

Confira mais esta delícia de fácil preparo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Confira mais esta delícia de fácil preparo

Polenta é a típica receita que combina, e muito, com as temperaturas bem baixas que estão assolando Campo Grande neste início de semana, bem como outras regiões de Mato Grosso do Sul. Mas que tal incrementar a receita padrão da polenta que conhecemos? A culinarista e personal chef Renata Medeiros sugere o ragu de calabresa para acompanhar. “Esse ragu é muito fácil de fazer com três ingredientes básicos, que é o vinho tinto – tomar cuidado e usar sempre o seco, a linguiça calabresa e o molho de tomate”, indica. 

Segundo ela, para quem não sabe, o ragu é um tipo de molho que além de levar vinho na composição, busca carnes ou legumes bem picados, quase moídos, tornando-se um molho mais cremoso e encorpado. “Esse ragu pode ter vários ingredientes, mas no caso indiquei a calabresa por ser uma linguiça barata. A mistura para polenta não é cara também, tornando tudo isso um prato saboroso e que aquece, mas também muito acessível”, acredita a culinarista. 

Para ela, o essencial é manter a cremosidade da polenta, que pode ser feita a gosto, e unir os dois sabores, principalmente do ragu que fica com um aroma delicioso. É a receita mais do que perfeita para o frio. Confira!
 

Polenta com ragu de calabresa

Ingredientes

Polenta 

Esta receita de polenta cremosa com ragu de calabresa é tudo que você precisa no frio

Ragu de calabresa

1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
4 colheres (sopa) de azeite
1 kg de linguiça calabresa picada ou amassada
1 copo de vinho tinto
1 lata de tomate pelado ou molho pronto
Salsinha picada
Sal e pimenta à gosto

​Modo de preparo

Coloque o azeite numa panela e refogue a cebola e o alho picados. Coloque a água na panela e deixe ferver. Adicione o preparado para polenta aos poucos e vá mexendo bem até a textura desejada, aproximadamente 2 minutos. Adicione o queijo parmesão ralado e ajuste o sal e a pimenta do reino. Para o ragu, coloque o azeite numa panela e refogue a cebola e o alho. Adicione a calabresa e deixe até dourar. Acrescente o vinho e deixe o álcool evaporar. Junte os tomates e ajuste o sal e pimenta do reino. Deixe em fogo baixo até ficar um molho consistente, aproximadamente 15 minutos. Por último adicione a salsinha picada. Coloque a polenta num refratário e cubra com o ragu. Leve ao forno em temperatura alta para esquentar.Se quiser, coloque mais queijo parmesão por cima e deixe gratinar.

Conteúdos relacionados