Pão com mortadela ou coxinha? Chega de brigas, conheça a coxinha de mortadela!

Prato celebra a sociedade reunida, nem que seja em torno da mesa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prato celebra a sociedade reunida, nem que seja em torno da mesa

Em tempos de discussões políticas acirradas, o país está tão dividido que temos de um lado os ‘coxinhas’ e do outro os ‘pão com mortadela’ – duas iguarias culinárias tipicamente brasileiras e que dão água na boca só de olhar.

Comuns nos grandes centros, tanto as coxinhas como os famosos ‘sandubões’ de mortadela são o reflexo de uma sociedade criativa e diversa. Saboreá-los faz parte de uma espécie de etnografia gourmet urbana dos brasileiros que vivem em metrópoles, que mesmo sem elementos nobres, conseguem criar meio que do ‘nada’ pratos tão emblemáticos como estes.

É uma pena que haja tamanha segregação e atribuição de estereótipos políticos aos pratos que tanto amamos. Na receita desta segunda-feira (21), portanto, propomos um tratado de paz: a coxinha de mortadela, para representar o desejo da união dos dois grandes grupos brasileiros que se evidenciaram nos últimos tempos, mas que torcemos que voltem logo a ser um só.

Para uma porção que rende cerca de 30 coxinhas de mortadela pequenas (você pode dividir a massa em pedaços mais generosos, se quiser), são necessários ingredientes fáceis, disponíveis em qualquer supermercado, o que faz do prato algo extremamente democrático. Confira os ingredientes:

 

Para a massa de mandioca

1kg de purê de mandioca
80g de manteiga
50ml de água
50ml de leite
200g de farinha de trigo
1 colher de café de sal

Pão com mortadela ou coxinha? Chega de brigas, conheça a coxinha de mortadela!

Para o recheio

500g de mortadela bem picada
100g de tomate bem picado
15g de salsinha picada

2 limões sicilianos
sal e pimenta a gosto

Para empanamento e fritura

Pão com mortadela ou coxinha? Chega de brigas, conheça a coxinha de mortadela!

3 ovos inteiros
Meia xícara de água
1 kg de farinha de rosca
Oleo para fritar

     
1) Em uma panela funda, misture a água, o leite, a manteiga, o sal e o purê de mandioca. Deixe esquentar e assim que levantar fervura, coloque a farinha de trigo, aos poucos, até formar uma massa uniforme que solte do fundo da panela. Reserve.

2) Na sequência, misture todos os ingredientes do recheio até ficar uniforme. Modele as coxinhas e recheie com a mortadela temperada.

3) Pegue as coxinhas e mergulhe-as na mistura de ovos e depois na farinha de rosca. Repita o processo para ter uma cobertura mais crocante. Em uma panela com óleo já quente, frite-as, em fogo médio, virando-as dos dois lados, até que a superfície fique dourada.

Prontinho, suas coxinhas de mortadela estão prontas! Agora é só chamar seus adversários políticos para celebrarem a paz em volta da mesa!

Conteúdos relacionados