Confira a dica culinária desta semana no MidiaMAIS

 

Na busca pelo purê de batatas perfeito, várias dicas preciosas podem ajudarQuem não tem uma história de afeto com um belo, saboroso e nutritivo purê de batatas? Todo mundo ama uma batata amassada, com um pouco de especiarias e um sabor suave de manteiga. Mas para quem não sabe, o purê, apesar de ser muito fácil de ser feito, precisa de alguns detalhes e dicas, para que alcance a “perfeição”. 

O preço de um purê (onde sua base é puramente a batata), também é muito atrativo. “O purê de batatas é um alimento muito bacana, acessível, saboroso, as crianças amam, todo mundo ama! Mas para fazer um purê gostoso, que não fique seco e sem gosto, podemos seguir alguns truques”, analisa a culinarista Bruna Ferreira Ramos. 

 

Purê leva manteiga para aveludar sabor / Foto: Larissa Januário/Divulgação

 

O purê é um acompanhamento que vai bem com muita coisa. “Além de ser a massa que cobre o famoso escondidinho – no caso de um purê de mandioca, o purê de batata pode acompanhar carnes vermelhas, frango, peixe, frutos do mar e molhos, basta usar a criatividade”, analisa a chef. A batata é a base de muitas dietas mundo afora, e os outros ingredientes comuns de se usar no purê são: manteiga, leite, sal e noz moscada. 

A batata pode ser a inglesa comum, mas por ser mais “aguada”, ela pode deixar o purê mais insosso. Pensando nesses detalhes, algumas dicas podem ajudar na hora da busca pelo purê perfeito. 

DICAS

Batatas menores: Escolha tubérculos menores, batatinhas mais novas e enxutas, que vão armazenar menos água no interior e assim, corre-se menos risco de deixar o purê “aguado”.

Tipos de batata: Prefira usar a batata asterix, que absorve menos água. Essa batata é aquela com a casca roxa em tons amarronzados. Não descarte a casca, que é muito nutritiva. 

 

Batata asterix possui menos água e a casca mais avermelhada / Foto: SOS Solteiros/Divulgação

 

Corte menos no cozimento: Quanto menos cortar as batatas antes de cozinhar, melhor. Alguns cozinheiros chegam a cozinhar os tubérculos inteiros e com a casca.

Inclua temperos no cozimento: Coloque louro e alho, ou até grãos de pimenta rosa na hora de cozinhar para realçar o sabor. 

Espremendo: Esprema as batatas quando elas ainda tiverem bem quentes para manter a umidade e o sabor. 

Finalização: Manteiga, um pouco de creme de leite fresco, noz moscada e sal. Se não tiver o creme de leite, coloque três colheres cheias de leite. 

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].