Confira nosso manual desta semana

Em dúvida sobre o que preparar para o almoço deste sábado (5)? Que tal perder o medo de usar a panela de pressão e fazer um dessas três sugestões, que farão você se achar o “MasterChef”? Lembre-se de que a maioria das panelas que são fabricadas hoje em dia possuem selo de segurança, e você pode manuear com cuidado e atenção. Mas perca esse medo bobo e aproveite nossas dicas. 

Todas elas são clássicas e tem um preparo descomplicado para quem quer almoçar bem hoje. Os ingredientes são acessíveis e fica como uma sugestão para fazer até para a família. Confira mais um do MidiaMAIS. 

Estrogonofe de carne

 

O estrogonofe é um clássico do almoço de todo domingo, principalmente na casa da mamãe. Seu preparo parece complicado mas na verdade existem milhares de versões que podem ser feitas, e o mais bacana é que quem não tem tanta habilidade na cozinha pode se surpreender. Você pode pegar 300g de carne picada em cubos ou tiras (pode ser coxão mole, alcatra ou contra-filé), fritar em uma panela de pressão com 1 cebola picada e dois dentes de alho. Frite até a carne soltar aquele suco. Coloque 1 colher de molho inglês, sal, pimenta, 1 colher de mostarda escura, 3 colheres de extrato de tomate, 1/2 xícara de água morna e feche a panela. Conte 10 minutos após a pressão pegar, abra a panela, jogue 1 xícara de cogumelo picado, espere o molho reduzir bem e finalize com 1 pacotinho de creme de leite. Que delícia com um arroz branco e batata palha. 

Risoto de panela de pressão

Risoto é clássico da cozinha italiana / Foto: Facebook/Reprodução

 

O risoto é aquele típico prato “chique” que parece difícil, mas na verdade existem versões fáceis que facilitam bem a vida. A única coisa que você não pode fazer é burlar o arroz arbório, que faz com que o amido que o produto solta acrescente mais cremosidade. Coloque 1 cebola picada em cubos para fritar em um fio de azeite na panela. Quando ficar totalmente transparente, jogue 2 xícaras de arroz arbório e mexa bem.

Quando o grão do arroz estiver com o fundo branco e a lateral transparente, jogue 1 xícara cheia de vinho branco seco. Mexa bem, acerte o sal, jogue 2 xícaras de caldo de legumes diluído em 2 litros de água morna, e tampe a panela. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos. Desligue o fogo imediatamente e, com a ajuda de um garfo, levante a válvula para tirar a pressão. Abra a panela, jogue 2 xícaras de parmesão ralado, 1 tomate picado em cubos e um punhado de manjericão fresco. Está pronto!

Carne na cerveja

Carne fica macia após o cozimento / Foto: Na Minha Panela/Divulgação

 

Pegue 1 kg de coxão duro inteiro ou em pedaços, 1 envelope de sopa de cebola, 350ml de cerveja escura (marca Caracu preferencialmente), 1 lata (340g) de molho de tomate, a mesma medida da lata de água, sal e pimenta a gosto. Junte todos os ingredientes na panela de pressão e misture bem. Tampe a panela e ligue o fogo. Quando pegar pressão, deixe cozinhar por 1 hora e desligue o fogo. Na hora de servir, abra a panela e verifique o ponto da carne. Caso ainda esteja um pouco durinha (o que normalmente não acontece), coloque um copo de água, tampe a panela e cozinhe por 15 a 30 minutos. Sirva em seguida. Um prato delicioso e que agrada muita gente.