Confira a receita desta segunda

O hambúrguer é a nova mania dos brasileiros. Ou nem tão nova assim, já que encontramos a versão do lanche muito popular nos Estados Unidos há muitos anos por aqui. Mas apenas de algum tempo para cá é que os hambúrgueres “gourmet”, ou seja, um pouco diferentes daqueles “podrões” – o lanche com tudo que é possível dentro, geralmente um pão industrializado, carne e bacon, muito bacon – que são feitos em uma chapa muito simples – ficaram bem populares, após a chegada das casas especializadas e dos chamados foodtrucks. “O que traz esse sabor diferenciado do lanche considerado ‘gourmet’ são três elementos: o pão, a carne e o molho”, define o chef de cozinha Marcelo de Alencar Castro. 

Isso quer dizer que, segundo ele, não adianta utilizar um elemento de má qualidade. “Se o pão não tiver uma crocância bacana, uma fermentação saborosa, ou for muito industrializado, o efeito do lanche final não fica tão bom. Para o molho é interessante escolher ingredientes sempre frescos. Também faça a opção por misturar mais de um tipo de carne, como fraldinha e coxão duro. Tudo isso resultará em um sanduíche muito saboroso e diferente”, aponta. 

Confira a receita completa da carne e do molho. 

 

 

Hambúrguer caseiro

INGREDIENTES
600g de fraldinha moída só uma vez
4 pães de hambúrguer
4 fatias de queijo prato, suíço ou outro de sua preferência
4 folhas grandes de alface americana
4 rodelas de tomate italianos 
Sal e pimenta a gosto

INGREDIENTES DO MOLHO
– 50 ml de leite gelado
– 100 ml de óleo de canola
– 1 pitada de sal
– 2 talos de cebolinha verde
– 2 colheres de salsinha picada
– 1 dente de alho sem o broto
– Suco de 1/2 limão pequeno

MODO DE PREPARO

Ingredientes frescos e carne bem temperada garantem esta receita de hambúrguerColoque uma folha de papel manteiga sobre uma assadeira. Faça um bolinho redondo de carne e “esprema” o bife com uma palma da mão contra a outra. Faça isso algumas vezes até sentir que o bife está bem espremido, sem ar. Quando você espreme, até ouve o barulhinho do ar saindo. Molde as laterais para que o bife fique redondo e coloque-o sobre a assadeira. Finalize achatando bem o bife para que ele fique todo da mesma altura e sem ar. Deixe os bifes na assadeira e cubra-os com uma folha de papel manteiga.

Cubra a assadeira com filme plástico e mantenha na geladeira.
Tempere os bifes com sal e pimenta do reino e leve-os à frigideira quente com um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga. Sele até criar uma leve crosta escura. Assim que virar o bife para selar o outro lado, tempere com sal e pimenta e coloque a fatia de queijo sobre o bife. Tampe a frigideira. O próprio calor da panela irá derreter os queijos. Retire da frigideira e deixe os bifes descansando por 3 minutos, de preferência sobre uma gradinha, mas caso não tenha, use a assadeira. Isso faz com que o bife não perca suculência e que o “suco” dele se firme e não molho o pão. Monte o hambúrguer com tomate, alface e qualquer outro ingrediente que você desejar. 

 

Molho verde é acompanhamento indispensável / Foto: Reprodução/Pinterest

 

MOLHO: Coloque o leite, o alho, as ervas, e o sal no liquidificador. Bata por 1 minuto. Retire a tampa (ou apenas a parte superior da tampa) e coloque o óleo bem devagar, apenas um fiozinho de óleo, até começar a engrossar a mistura. Quando tiver quase grossa, coloque o suco de limão para dar acidez e terminar de ficar bem cremoso. Sirva gelado com o lanche. 

Rende 4 lanches.