“Saudade de viajar, né, minha filha?”. Como já diz o meme que tomou conta das redes sociais nos últimos meses, os brasileiros já começam a sentir aquela saudade de ‘turistar’ por aí, seja em viagens locais, no Brasil e até mesmo para outros países. A da Covid-19 freou o setor de , mas para os próximos meses a expectativa é de muitos moradores de Mato Grosso do Sul arrumando as malas para viajar.

Com destinos que da Serra Gaúcha até resorts no Nordeste, os sul-mato-grossenses já programam as viagens de fim de ano sem pensar em economizar após seis meses de reservas praticamente zeradas no setor.

Conforme uma das maiores agências de viagens do país, a CVC, o tem sido retomado aos poucos e a preferência dos brasileiros são os destinos nacionais. Antes da , pelo menos 70% dos clientes da rede viajavam dentro do Brasil e a preferência prevalece também nesse momento de retomada.

Destinos

De acordo com o levantamento da empresa, os destinos mais procurados pelos clientes de Mato Grosso do Sul são: Porto de Galinhas, Resorts da Linha Verde da Bahia, como Imbassaí, Praia do Forte e Costa do Sauípe; e Natal. Alguns desses destinos chegam a custar R$ 10 mil com reserva e voo para um casal passar cinco dias.

Mas também há aqueles que preferem conhecer a o sul do país. A Serra Gaúcha aparece como uma das opções mais desejadas de viagens pelos sul-mato-grossenses. Em média, passar cinco dias em Gramado, por exemplo, pode custar R$ 4 mil para um casal.

A empresa explicou que a maioria dos clientes tem procurado primeiramente realizar reversas em hotéis que tenham a garantia das medidas de biossegurança contra o coronavírus. Depois, os turistas procuram consultar os valores dos bilhetes aéreos e, de acordo com o levantamento da empresa, a maioria procura por reservas para o final de ano e férias de janeiro a fevereiro.

Expectativa

Os indicativos que mostram que o turismo vai “voltar com tudo”, são a procura por orçamentos dos pacotes que, segundo a companhia, cresceu 85% em setembro. E no mesmo mês, até a última semana, as vendas totais nas agências cresceram aproximadamente 35%, sendo 45% no segmento lazer.

Segundo o empresário Gustavo Maciel Santos, da GMS Tour, empresa em , o turismo tem tido um retorno gradual das atividades e disse que, após os seis meses em que setor “amargou crise”, a expectativa é de boa procura para os próximos meses.

“Está tendo bastante procura para o final do ano e também para o período de janeiro e fevereiro. De uma forma geral é possível ver que os hotéis, receptivos, companhias aéreas e os restaurantes estão se adaptando bem para passar por esse momento. E acredito que quando começar a ção devemos ter uma retomada maior em nosso segmento”, pontuou.