O longa recebeu a Classificação indicativa de 14 anos

Após receber a classificação indicativa do Ministério da Justiça – Recomendação para maiores de 14 anos – foi divulgado no Youtube o primeiro trailer de Chatô, o Rei do Brasil, filme brasileiro dirigido por Guilherme Fontes, com roteiro baseada na biografia de Assis Chateuabriand, escrito por Fernando Morais em 1994.

A produção do filme começou em 1995, quando o ator e diretor do filme Guilherme Fontes adquiriu os diretos da obra. Mas, devido ter obtido ações contra ele na Justiça, durante os anos de produção, o projeto sempre foi adiado. O ator foi acusado de ter utilizado dinheiro público para um filme que nunca foi finalizado e por não prestar contas sobre o que foi feito com o valor obtido para a obra.

Durante a polêmica envolvendo a conclusão da produção, o diretor foi condenado a três anos, um mês e seis dias de reclusão por sonegação fiscal, mas a pena foi convertida em trabalho comunitário

Fontes diz que negocia com distribuidoras o lançamento de Chatô. Seu objetivo é colocar o filme em cartaz ainda no primeiro semestre. Ao saber que a classificação do Ministério da Justiça apontou “conteúdo sexual, drogas lícitas e linguagem imprópria”, Fontes, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, disse:

— Quatorze anos? Que maldade. Vou recorrer, quero que seja indicado para maiores de 12. Tem novela com coisa muito pior.