Visitante estava batendo os pés na água quando foi mordida por peixe em balneário de Bonito
Segundo especialistas, a ação de bater repetidamente na água pode ser confundida com movimentos de presas pelo dourado
João Ramos –
Afinal, o que levou um peixe dourado (Salminus brasiliensis) a atacar uma turista e quase arrancar uma parte de seu pé em um balneário de Bonito (MS) nesta quarta-feira (10)? De acordo com a Prefeitura do Município, a visitante de Presidente Prudente (SP) estava batendo os pés nas águas do Rio Formoso quando foi surpreendida pelo peixe. Tal movimento pode ter levado o dourado a confundi-la com uma presa e motivado o ataque.
Para a Prefeitura, este é um evento inesperado e específico e não deve gerar preocupações sobre riscos nos passeios. Apesar do incidente ter ocorrido em um atrativo particular, o município se posiciona sobre o caso.
“O Dourado é um peixe que tem, por natureza, um comportamento predador, porém os ataques a seres humanos são muito raros e, na maioria dos casos, acontecem por fatores externos que alteram o comportamento do peixe, como por exemplo, o fornecimento de alimentos a estes animais, muitas vezes oferecidos pelos próprios visitantes”, destaca a Prefeitura de Bonito ao Jornal Midiamax.
É por isso que as autoridades não recomendam que os turistas alimentem os animais silvestres, sejam os peixes, os macacos, ou qualquer outro que estiver presente no atrativo, porque com isso, há interferência na cadeia alimentar desse animal, podendo provocar atitudes incomuns nos mesmos.
“A Prefeitura de Bonito não tem informações sobre presença de alimentos na hora do acidente, apenas que a visitante estava ‘batendo’ com os pés na água quando foi surpreendida pelo peixe, o que segundo especialistas, também pode provocar uma reação no animal, visto que os membros, ao baterem repetidamente na água, podem ser confundidos com presas pelo dourado”, comenta o executivo municipal.
“De qualquer forma, reforçamos que esse tipo de acidente é muito incomum e nos raros casos em que acontecem, provocam apenas pequenos cortes, nunca tendo sido registrado em nosso município, um caso semelhante ao ocorrido na última quarta-feira (10)”, finaliza a Prefeitura.
É possível evitar um ataque de peixe
Professor de Ciências Biológicas da UEMS, José Sabino é especialista em comportamento de peixes e explica que há maneiras de evitar possíveis ataques e não atrair a atenção desses animais.
“Evitar uso de adereços com brilho como brincos e pulseiras. Evitar também agitar e bater repetidamente as mãos ou os pés. Às vezes, agitar as mãos ou os pés repetidamente pode ativar o comportamento predatório. Dourados enxergam muito bem e têm ótima audição”, frisa ele em conversa com o Jornal Midiamax.
Mulher quase perdeu pedaço do pé ao ser atacada por peixe em Bonito
Segundo relatos de testemunhas, a vítima estava sentada em uma das áreas do Balneário do Sol com os pés nas águas do Rio Formoso, quando o dourado apareceu e a atacou de maneira feroz. “Foi feia a coisa, quase arrancou o calcanhar dela”.
A turista, que não teve sua identidade revelada, chegou a ser internada em um hospital na própria cidade de Bonito, onde recebeu atendimento imediato após o susto, mas já foi liberada. Diante do ocorrido, o Balneário do Sol emitiu um comunicado e confirmou o ataque.
“Queremos informar a todos que, no dia 10 de abril de 2024, vivemos um acontecimento incomum em nosso balneário. Uma de nossas visitantes foi ferida por um peixe dourado. Com agilidade e cuidado, nossos guarda-vidas a atenderam imediatamente. Felizmente, ela está recebendo o tratamento necessário e encontra-se em processo de recuperação”, destaca o local.
O Balneário ainda enfatiza que, embora esteja situado em meio à natureza, onde a vida selvagem surpreende os turistas de forma inesperada, “incidentes como este são extremamente raros”.
Confira nota sobre ataque de peixe a turista em Bonito:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.