Começa nesta segunda-feira (14) a última semana da novela das nove da TV Globo “Terra e Paixão”, ambientada em Mato Grosso do Sul. Apesar de não ter feito o mesmo sucesso estrondoso do remake de “Pantanal” (2022), o folhetim de Walcyr Carrasco sai de cena em alta, quebrando recordes. Além disso, a emissora repetiu na atual trama das 21 horas o mesmo “truque” para encerrar a história em MS.

É que, assim como “Pantanal”, a TV Globo optou por não voltar ao Estado para gravar as últimas cenas de “Terra e Paixão”. Para tanto, precisou simular o ambiente sul-mato-grossense utilizando recursos dos Estúdios Globo e locações no .

Contudo, enquanto a produção do remake fez duas viagens ao bioma (uma antes da novela estrear e outra com a obra já no ar), “Terra e Paixão” ganhou apenas uma temporada de sua equipe no Estado escolhido para sua ambientação.

Ainda assim, embora tenha realizado as duas viagens, “Pantanal” não conseguiu gravar suas cenas finais em MS. Tanto que nem a sequência derradeira de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) em um barco com os filhos de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) foi rodada no Pantanal. Do mesmo modo como nenhum dos desfechos de “Terra e Paixão” foi gravado no Estado.

Histórico

A equipe da trama de Walcyr Carrasco esteve nas cidades de e entre o fim de janeiro e metade de fevereiro de 2023 e passou menos de um mês na região rodando as cenas iniciais para ambientar a fictícia Nova Primavera. Fazendas da área também foram escolhidas para representar as propriedades da protagonista Aline (Bárbara Reis) e do vilão Antônio La Selva (Tony Ramos).

No entanto, depois que as passagens filmadas em MS se esgotaram, a TV Globo passou a representar as fazendas do Estado em propriedades rurais do , bem diferentes das que abriram o folhetim e, inclusive, sem a tão mencionada terra vermelha – que não ocorre no RJ.

A novela chegou a enfrentar um aperto no cronograma com atrasos nas gravações e também passou por turbulências como baixa audiência e repercussão negativa, fazendo a TV Globo deixar de priorizá-la. Desse modo, qualquer possibilidade de viagem terminou descartada.

Volta por cima

Após diversas alterações na história, os problemas foram todos contornados e “Terra e Paixão” termina em alta, elevando o Ibope a números não alcançados justamente desde o final do remake de “Pantanal”, em outubro de 2022.

A novela assinada por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes ainda tirou a faixa das 21 horas da lama após o fracasso de “Travessia”, de Glória Perez. Entretanto, nada disso fez a produção retornar a Mato Grosso do Sul para filmar os desfechos, como costuma ocorrer em novelas que não se passam no eixo Rio-São Paulo.

A exemplo: “Mar do Sertão”, folhetim das 18 horas finalizado em março de 2023, era ambientado no . Nas últimas semanas, os protagonistas foram para a região e gravaram diversas sequências in loco para serem exibidas até o último capítulo.

Coluna do Jornal O Globo destacou viagem para gravações das últimas cenas
Coluna do Jornal O Globo destacou viagem ao Nordeste para gravações das últimas cenas

No caso de “Terra e Paixão”, apenas uma equipe de cinegrafistas, com drones, voltou a MS para realizar novos takes externos das plantações e do distrito Lagoa Bonita, em Deodápolis – que teve suas ruas usadas para cenário de ambientação de Nova Primavera.

Os atores, por sua vez, se concentraram nos Estúdios Globo e em externas no Rio de Janeiro desde fevereiro do ano passado.

Gran finale

“Terra e Paixão” encerrou suas gravações na última sexta-feira (13). No , após os estúdios serem fechados, toda a equipe se reuniu para uma festa de despedida.

Sucesso consolidado, a trama levou a cultura sul-mato-grossense para as casas dos brasileiros e manteve o Estado em alta na mídia nacional pelo terceiro ano consecutivo. O último capítulo vai ao ar nesta sexta (19), logo após o Jornal Nacional.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.