Tradição na Semana Santa há 36 anos, a encenação da Paixão de Cristo retrata os passos de Jesus Cristo na Terra, momentos antes da sua crucificação, morte e após a sua ressurreição. Em Campo Grande, a Paróquia Nossa Senhora da Aparecida, do bairro Moreninhas, apresenta a peça de teatro na Sexta-feira da Paixão, dia 29 de março.  

Já nos últimos preparativos, a peça de teatro conta com a participação de aproximadamente 34 jovens na encenação e cinco organizadores, entre eles coordenadores das comunidades, o Diácono e o Pároco.

De acordo com o membro da Pastoral Juvenil, Enzo Henrique Louveira Fernandes, de 20 anos, a encenação é um meio de evangelização e uma forma de mostrar ao público o amor de Cristo, que morreu na cruz por todos nós.

“Eu sempre falo para os jovens durante os ensaios, essa encenação não é um teatro qualquer ou algo do tipo, é um dos maiores meios de evangelização que temos por aqui, queremos passar um certo sentimento para as pessoas que estão assistindo, pois estamos mostrando um Jesus misericordioso que morreu por nós”, explica.

Encenando há 14 anos na comunidade, Enzo fica feliz ao ver a participação e empenho dos outros jovens. Seu trabalho esse ano é na cobertura do evento e está ansioso e animado para o dia.

“Começamos os ensaios bem cedo esse ano e tivemos uma grande quantidade de jovens, cada ano nossa juventude tem aumentado e isso é uma graça. Essa semana estamos organizando os últimos detalhes técnicos, como montar o palco, entrega de roupas, rotas e entre outras coisas, mas graças a Deus está dando tudo certo. Estou ansioso e animado”, conta.

Encenação da Paixão de Cristo. (Enzo Henrique Louveira Fernandes)

O coordenador da encenação Eduardo Rios, 21 anos, ressalta que a peça é uma das maiores formas de evangelização no bairro, e com isso, muitos jovens se interessam em fazer parte da Igreja após assistirem.

“Depois que passa, a gente consegue perceber alguns frutos que a gente consegue colher por causa da encenação. Acredito que seja uma das maiores formas de evangelização que a gente consegue ter aqui no nosso bairro porque como já é uma tradição, o pessoal já espera por esse momento”, explica.

A encenação da Paixão de Cristo e Via Sacra acontecem na sexta-feira (29), a partir das 15h, na Paróquia Nossa Senhora da Aparecida, que fica localizada na Rua Minas Novas, 550, bairro Cidade Morena.

Onde mais assistir à encenação em Campo Grande

Nesta Sexta-feira Santa, a Prefeitura de Campo Grande também promove a encenação da Paixão de Cristo na Cidade da Páscoa, montada nos altos da Avenida Afonso Pena. O espetáculo começa a partir das 19h.

Com elenco de 35 atores e 10 bailarinos, o show é produzido pelo grupo de teatro “Senta que o Leão é Manso” e tem apoio do Coral da Universidade Católica Dom Bosco.

Outro espetáculo, considerado o mais antigo de Campo Grande, acontece no Teatro Dom Bosco. Antes, as apresentações estavam sendo realizadas em um shopping da cidade. No entanto, por falta de patrocínio, foi reduzido de 135 atores para 60 e também houve a mudança de endereço.

As apresentações acontecem na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), com duas sessões, às 18h e às 20h. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do teatro e também na igreja Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.