Os capítulos da virada de ano em “Terra e Paixão” foram marcados pelas maldades de Antônio La Selva (Tony Ramos) cometidas contra Aline (Bárbara Reis) e Ramiro (Amaury Lorenzo). Enquanto o “rei dos apertãozinho” decidiu libertar a protagonista do cativeiro, um outro jagunço chamado de “Pançudo” acabou com o ato de bondade e denunciou o namorado de Kelvin (Diego Martins) para o patrão. Tudo deu errado, as maiores desgraças aconteceram e a culpa, por incrível que pareça, é toda do tereré.

Como assim? É que, depois de receber um ultimato de Kelvin, Ramiro decidiu salvar a mocinha que ele mesmo sequestrou e trancou num galpão em uma fazenda de Antônio La Selva, a mando do personagem de Tony Ramos. Isso porque Kelvinho avisou que se ele continuasse a cumprir as ordens nefastas do patrão, terminaria o relacionamento.

Preocupado em demostrar seu amor para o amado, o capacho de Antônio decidiu afrontar o fazendeiro, ainda sem que ele soubesse, e seguiu o chamado do coração. Na noite da passagem de ano, exibida no folhetim no capítulo de sábado (30) e com continuidade nesta segunda (1º), Ramiro chegou ao local do cativeiro com duas garrafas de bebida alcoólica “batizada”. O plano era embebedar e adormecer os outros capangas que faziam a segurança para conseguir tirar Aline dali sem que ninguém percebesse.

A culpa é do tereré

Só que tudo teria dado certo se um dos peões não estivesse tomando tereré. Focado em seu “téres”, apenas um deles, o “Pançudo”, não bebeu com os demais. Além disso, a cafeína presente na erva-mate do tereré também impediu que ele pegasse no sono por completo. Resultado? O capanga acordou bem na hora que Ramiro deixou o cativeiro levando Aline e a freirinha do convento sequestrada à tira-colo.

Desde o início da sequência, o personagem foi mostrado tomando tereré com ênfase, para destacar o que viria a seguir. Quando Ramiro chegou ao local e começou a distribuir a bebida “batizada”, “Pançudo” seguiu com sua guampa. Na hora do brinde de , todos brindaram com um copo do álcool, enquanto “Pançudo” brindou com tereré. [Veja nas imagens acima].

Tereré com ênfase

Por várias vezes, a novela deixou claro que o capanga estava tomando tereré e em nenhum momento encostou nas garravas levadas por Ramiro – que até pensou que o jagunço estivesse dormindo como os demais, alguns minutos depois da bebida fazer efeito. Mas, na realidade, “Pançudo” estava sob o efeito da cafeína, que tira o sono e mantém o corpo enérgico.

Desse modo, o capanga despertou quando Ramiro arrancou com a caminhonete levando as presas e, na mesma hora, ligou para o patrão para dedurar o namorado de Kelvin. Imediatamente, Antônio La Selva deixou a ceia de Ano Novo e saiu em disparada atrás de Ramiro, conseguindo bloquear e render o funcionário na estrada, com a ajuda de outros peões.

Na sequência, a ordem foi espancá-lo até a morte e jogá-lo em qualquer lugar para um carro passar por cima. A protagonista Aline, por sua vez, continuou sequestrada e seguirá sendo torturada por La Selva até os capítulos finais de “Terra e Paixão”.

Últimos capítulos

Ambientada em Mato Grosso do Sul, a novela das nove assinada por Walcyr Carrasco e Guedes chega ao fim no próximo dia 19 de janeiro, com 221 capítulos.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.