Gêmeos ‘madrugam’ para observar natureza no quintal de casa e ganham prêmio com pesquisa científica

Ao todo, registraram 76 aves diferentes, entre marreco, gavião, quero-quero, rolinha, aviante, coruja, beija-flor, sabiás, pardal, entre outros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Caique e Cauê com o prêmio (Arquivo Pessoal)

O título “Aves do Quintal de Casa” já remete a algo tão particular que só os gêmeos Caique e Cauê sabem a alegria que foi receber o primeiro lugar na Fetec-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), que ocorreu nesta semana, em Campo Grande.

Com apenas 11 anos e estudantes do 6° ano da Escola Municipal Elpídio Reis, participaram da categoria júnior do evento, na área de biológicas.

Ao todo, observaram a natureza no quintal de casa e registraram 76 aves diferentes, entre marreco, gavião, quero-quero, rolinha, aviante, coruja, beija-flor, sabiás, pardal, entre outros. O esforço amostral totalizou em 31 horas de observação distribuídas principalmente em quatro meses (de junho a setembro), uma hora por dia, sempre das 6h às 7h.

Neste período, além de constatar as aves que apareceram no quintal, o qual fica nas proximidades do parque Estadual do Prosa, registaram ainda as espécies de árvores registradas do entorno.

(Arquivo Pessoal)

“O objetivo foi identificar as espécies, compreender a importância das plantas do quintal para estas espécies e divulgar os resultados na comunidade, para sensibilizar sobre a importância de manter vegetação nos quintais”, disse Cintia Possas, mãe dos garotos e também fonte de inspiração para eles, já que sempre participou de feiras e os fez despertar o interesse.

Conforme Possas, também observadora de aves, os garotos sempre observaram aves, inclusive no quintal, momento em que a mãe os sugeriu transformar isto em pesquisa. “Eles então estudaram o método científico, leram artigos, fizeram os registros e se dedicaram muito”, finalizou, orgulhosa.

Conheça o trabalho dos garotos:

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados