Chegou o dia que marca o fim do ciclo natalino, conforme o calendário litúrgico do catolicismo. É neste momento que os fiéis desmontam todas as decorações de Natal de suas residências: da árvore ao presépio.

Isso porque, neste sábado (6), é celebrado o Dia de Reis, data que representa a visita dos reis magos ao menino Jesus. A comemoração dá início ao intervalo conhecido, pela agenda católica, como Tempo Comum, quando as decorações natalinas já não condizem mais com o contexto das leituras bíblicas nas missas.

No Brasil, a data também é celebrada nas ruas de diversas cidades, através da ‘Folia de Reis'. A comemoração inicia-se na noite de Natal e se estende até o dia 6 de janeiro, quando acontece a festa dos ‘Santos Reis'. Durante esse período, os fiéis percorrem bairros, cidades e fazendas, cantando em versos transmitidos, de geração em geração, o anúncio do nascimento de Jesus, seu padecimento e morte.

Quem participa da Folia?

Como explica a pesquisadora da Popular Tradicional, Marlei Sigrist, as pessoas que integram os grupos de foliões são, em primeiro lugar, os fiéis.

“Os grupos de foliões, geralmente, se organizam para cumprir uma promessa, ou se fazem presentes por fortes laços de amizade com os organizadores mais antigos. Em meio à modernidade, ainda é uma tradição muito difundida e presente em Portugal, principalmente nas regiões de Beira-Alta, Beira-Baixa, Minho e Trás-os-Montes”, explica.

E na tradição de percorrer as ruas da cidade, os foliões são acolhidos nas residências, recebem donativos – normalmente doados para entidades -, lancham e cantam versos em frente aos presépios. E, assim, segue-se, há mais de 800 anos. É que este costume começou em 1223, na cidade de Greccio (Itália), a partir dos presépios criados por São Francisco de Assis. O ato foi popularizado em Lisboa, por volta de 1391, com cantos e danças populares.

No Brasil, a ‘Folia de Reis' chegou graças aos jesuítas, principalmente através do popular e da catequese. E assim como em diversos estados brasileiros, também mantém, espalhadas principalmente nas cidades interioranas, as tradições que passam de avós, para pais; de pais, para filhos.

Programação ‘Folia de Reis'

Em Bonito, a ‘Festa de Reis' acontecerá durante todo o fim de semana. Esta será a 34ª edição, sediada no distrito Águas do Miranda. O evento é organizado pelos fiéis da comunidade e também pela Associação Negra Quilombola Ribeirinha, além da colaboração dos moradores da região rural.

Já em Três Lagoas, a celebração do ‘Dia de Reis' acontecerá no domingo (7), com uma cerimônia de encerramento do ponto turístico produzido para que os moradores pudessem frequentar durante dezembro.

As atrações devem começar às 18h, na Esplanada NOB. O Parque de Diversões permanecerá em funcionamento até a próxima semana, quando será iniciada a retirada da decoração natalina exposta por toda a cidade.

Em também haverá a tradicional ‘Festa de Santos Reis'. O evento acontecerá no Centro Comunitário do Córrego do Ouro. Lá, os moradores poderão aproveitar de um extenso cardápio regional, muito forró e leilão de prendas. O evento acontecerá no sábado (6), a partir das 10h.

Já na Capital, acontece a festa ‘Estrela do Oriente', organizada tradicionalmente pela família Benites Ortiz. Neste sábado, na Rua Paissandu, haverá queima de fogos e muita comida boa para confraternização dos participantes. Além disso, haverá apresentação de Danilo da Gaita e Grupo.