Implementado há cerca de um mês, o sistema de fiscalização via drone tem contribuído para a redução de infrações durante o dia no centro de Campo Grande. Em contrapartida, na madrugada, o BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) identificou um aumento nos acidentes decorrentes da imprudência dos condutores.

Tenente-coronel do BPMTran, Carlos Augusto Pereira Regalo, destaca que no mês de abril houve uma redução significativa nas infrações por avanço de sinais vermelhos em pontos movimentados da cidade. No entanto, durante a noite essa tendência muda.

“Observamos que nos principais pontos da cidade, onde havia um avanço constante do sinal vermelho, houve uma diminuição na quantidade de acidentes com vítimas. Em contrapartida, percebemos um aumento significativo de acidentes em horários em que a fiscalização não está presente”, explica.

Carlos Augusto Pereira exemplifica que as mortes ocorridas no último final de semana ocorreram durante a madrugada, horário em que a fiscalização não estava presente.

“Quando a fiscalização está presente, as pessoas tendem a corrigir sua atitude e adotar uma direção mais defensiva. Mas quando percebem que a fiscalização não está por perto, acabam se tornando mais relaxadas em relação ao trânsito, o que pode resultar em acidentes.”

Drones inibem infrações

O sistema implementado em 8 de abril pelo BPMTran visa fiscalizar e punir irregularidades, tornando o trânsito mais seguro. Como consequência, os condutores de Campo Grande têm circulado pelas ruas com mais cautela, buscando evitar serem flagrados pelo drone.

Segundo Carlos Augusto, o drone é um parceiro do policial, já que é o agente de trânsito quem o controla. Embora o equipamento tenha um alcance de 20 quilômetros, a ideia é mantê-lo sempre próximo do policial.

“Queremos que, ao ver a viatura do trânsito, o condutor tenha a percepção de que há um drone ali. A ideia é que o drone não veja infrações, mas caso as veja, o agente anotará, fará o acompanhamento do motorista e aplicará a multa. O drone é um auxílio; o policial ainda estará presente.”

Além disso, conforme o BPMTran, o drone serve para coibir o uso acintoso, como, por exemplo, pessoas que trafegam por vários cruzamentos, utilizando o telefone celular.

Maio Amarelo

Maio Amarelo
PRF-MS (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Com objetivo de promover a Paz no Trânsito de Campo Grande, a PRF/MS (Polícia Rodoviária de Mato Grosso do Sul) em parceria com a CCR MSVia deu início na última terça-feira (30) ao movimento ‘Maio Amarelo’. Neste ano, o tema busca trazer a reflexão para as atitudes individuais dos condutores que geram violência e acidentes.

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Maio Amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Conforme o tenente-coronel do BPTran, a campanha será voltada ao comportamento dos condutores, uma vez que, grande parte dos acidentes estão relacionados as atitudes imprudentes no trânsito.

“As pessoas tentam atribuir os acidentes à falta de sinalização, conservação dos veículos, mas, na verdade, o grande potencializador disso ainda é o comportamento humano”, diz.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.