O Dia da Mulher Artista entrou para o calendário de eventos oficiais de Mato Grosso do Sul. A data escolhida para a comemoração é o dia 22 de março, em homenagem à pintora, escritora e compositora Lídia Baís, que nasceu neste mesmo dia. A lei nº 6.204, de 20 de março de 2024, que estabelece a data foi publicada no Diário Oficial, nesta quinta-feira (21).

A iniciativa tem o intuito de fomentar, reconhecer e valorizar a produção artística de autoria feminina em Mato Grosso do Sul. Além disso pretende incentivar a realização de eventos, exposições e atividades de cunho artístico que envolvam a produção feminina.

Nesta data serão promovidas ações, como debates, seminários e atividades educativas sobre o papel da mulher na arte sul-mato-grossense, além de divulgação de trabalhos artísticos femininos.

Lídia Baís

A artista Lídia Baís nasceu em 22 de março de 1900, na cidade de Campo Grande. Durante sua trajetória artística, foi considerada precursora das artes plásticas em Mato Grosso do Sul.  

A artista aprofundou-se na reflexão sobre sua família, trajetória de vida, e até assuntos de cunho espiritual. Suas representações pictóricas questionaram a sociedade, fazendo-a refletir através de suas obras complexas e transgressoras.     

A espiritualidade foi um tema marcante na produção artística de Lídia. Ainda jovem inclinou-se aos temas espirituais, por meio de pinturas e composição de músicas.

Lídia também doou parte de seus pertences aos pobres que batiam a sua porta pedindo ajuda. Por longos períodos a artista permaneceu enclausurada no ateliê pintando e compondo músicas ao piano. Lídia faleceu em 10 de outubro de 1985.