Concurso de conto, crônica e poesia na UFMS vai premiar melhores textos com R$ 2,5 mil em MS

Evento faz parte do Festival da Juventude e a entrada é gratuita

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Jovens escritores em Teatro. (Reprodução, Eduardo Medeiros)

Concurso Literário será um dos atrativos do Festival da Juventude, encontro que vai reunir diversas vertentes da cultura, como literatura, música, teatro e batalha de rimas entre os dias 25 e 28 de abril, na Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A modalidade literária será voltada para jovens de 15 a 24 anos, nas modalidades de conto, crônica, poesia, batalha de rima, reportagem escrita e audiovisual. As inscrições estão abertas a todos os jovens do estado e o regulamento detalhado dos concursos pode ser conferido no site oficial do festival.

Como incentivo aos jovens artistas, os melhores textos receberão prêmio em dinheiro e um livro editado com os respectivos trabalhos. O concurso dividirá as produções em duas categorias: textos de jovens de 15 a 18 e de textos de jovens de 19 a 24. Os três primeiros colocados, de cada categoria, receberão o prêmio de R$ 2.500 reais.

A coordenadora Andréa Freire explica que apesar do projeto ter começado com a literatura, o evento se expandiu e também valoriza outras vertentes culturais. “O concurso nos dará uma mostra do que está sendo produzido pelos jovens do MS e sobre a perspectiva que como eles leem o mundo”, disse.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, destacou a importância da cultura e da expressão. “É um evento muito importante para os jovens do nosso estado, demonstrando a importância de espaços para a troca de compartilhamento e expressão. Estamos orgulhosos e felizes em receber esta edição, que esperamos que seja a primeira de muitas, proporcionando uma vivência cultural sem igual e abrindo os horizontes em MS”, disse.

O Festival da Juventude é uma realização da AACIC (Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura), UFMS, patrocinado pelo Ministério da Cultura e tem apoio das Secretarias de Cultura, Educação e Cidadania do Estado e Fecomércio/SESC.

Conteúdos relacionados

Passageira leu sermões da Bíblia e fez campo-grandense trocar de lugar em avião
bairro amambai praça cuiabá 103 anos