Concurso Literário será um dos atrativos do Festival da , encontro que vai reunir diversas vertentes da cultura, como literatura, música, teatro e batalha de rimas entre os dias 25 e 28 de abril, na Cidade Universitária da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A modalidade literária será voltada para jovens de 15 a 24 anos, nas modalidades de conto, crônica, poesia, batalha de rima, reportagem escrita e audiovisual. As inscrições estão abertas a todos os jovens do estado e o regulamento detalhado dos concursos pode ser conferido no site oficial do festival.

Como incentivo aos jovens artistas, os melhores textos receberão prêmio em dinheiro e um livro editado com os respectivos trabalhos. O concurso dividirá as produções em duas categorias: textos de jovens de 15 a 18 e de textos de jovens de 19 a 24. Os três primeiros colocados, de cada categoria, receberão o prêmio de R$ 2.500 reais.

A coordenadora Andréa Freire explica que apesar do projeto ter começado com a literatura, o evento se expandiu e também valoriza outras vertentes culturais. “O concurso nos dará uma mostra do que está sendo produzido pelos jovens do MS e sobre a perspectiva que como eles leem o mundo”, disse.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, destacou a importância da cultura e da expressão. “É um evento muito importante para os jovens do nosso estado, demonstrando a importância de espaços para a troca de compartilhamento e expressão. Estamos orgulhosos e felizes em receber esta edição, que esperamos que seja a primeira de muitas, proporcionando uma vivência cultural sem igual e abrindo os horizontes em MS”, disse.

O Festival da Juventude é uma realização da AACIC (Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura), UFMS, patrocinado pelo e tem apoio das Secretarias de Cultura, Educação e Cidadania do Estado e Fecomércio/SESC.