Neste sábado (6), Cândida Duarte Medeiros, moradora do bairro Vila Progresso em , celebrou a chegada de uma nova junto aos familiares. A comemoração foi especial porque marcou a chegada do centenário de “Candinha”, como é conhecida. Ela completou 100 anos e, com 3 casamentos, 12 filhos, 17 netos e 5 tataranetos, conta que está muito feliz.

Cândida é nascida na Fazenda Margarina, zona rural de Bela Vista a 266 quilômetros de Campo Grande. Ela sempre trabalhou como dona de casa com a família e além da cidade natal, também passou pelos municípios de e .

Festa de aniversário de Cândida Medeiros. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Durante a comemoração, Cândida reencontrou os familiares e desfrutou um churrasco afetivo com os entes queridos. Lúcida e com boa memória, ela mandou um recado para quem também almeja chegar aos 100 anos.

“A mensagem é não abusar da saúde, não pode abusar, eu nunca abusei da minha saúde. Essa festa está muito boa, tudo bonito, é muito bom estar com todos os parentes aqui”, contou.

Segundo Viviane Medeiros, neta de Cândida, a avó é um símbolo de e o aniversário é um marco para a família. “A gente sempre lembra daquelas coisas de vó, das comidas típicas que a gente faz e come junto. Além de Bela Vista, ela passou por , Nioaque e depois veio para cá, então assim, ela é bem Sul-Mato-Grossense. A gente fica feliz porque ela é uma pessoa que está lúcida, não tem doença nenhuma e tem essa família enorme”, conta.

Viviane Medeiros, Neta de Cândida. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Antônio Medeiros, de 69 anos e filho de Cândida, revelou que a mãe chegou na Capital com a família no ano de 1962, para matricular os filhos na escola.

“A gente veio pra cá por causa da escola, os filhos precisavam estudar e em Nioaque, que era onde morávamos, só tinha até o 4º ano do primário. E aí tivemos que vir para uma cidade maior. Nós mudamos para cá em 1962 e desde então, a família cresceu toda aqui”, conta.

Segredo polêmico

Apesar do cuidado com a saúde e evitar abusos, Ramona Eliana da Silva, de 83 anos e filha de Cândida, revelou uma tradição que Candinha adotou em toda a sua vida: uma pequena dose de cachaça antes de dormir. Segundo ela, esse também pode ser um segredo para a longevidade de Cândida.

Ramona Silva, filha de Cândida. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

“O segredo dela, na verdade eu acho que é a ‘pinguinha' que ela toma todo dia. Meu irmão mais novo leva um dosezinha para ela todo dia de noite e aí ela vai dormir”, revelou.

Estou 83 anos e tenho vontade de viver até a idade dela”, complementou Ramona.