Coelha Nevasca morre de câncer e veterinários escrevem carta: ‘fizemos tudo o que podíamos’

Animal desenvolveu metástase e teve um fim sofrido em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
coelha nevasca morre de cancer
Coelha Nevasca poucos dias antes de seu falecimento – (Fotos: Arquivo Pessoal)

A luta de uma coelha contra o câncer sensibilizou veterinários que cuidam de pets exóticos em Campo Grande (MS). Batizada de Nevasca, o animal de pelagem branca tinha seis anos de idade e deixou não só o coração da família enlutado, mas também dos profissionais que a cuidaram no tratamento de combate à metástase – a ponto dos mesmos escreverem uma carta aberta após sua partida.

“Hoje nos despedimos de você, uma guerreira que lutou bravamente contra o câncer. Apesar de todas as dificuldades, você mostrou uma força que nos comoveu a cada momento. Estivemos ao seu lado, com esperança e carinho, fazendo tudo o que estava ao nosso alcance para proporcionar alívio e bem-estar. Sua presença doce e sua luta nos ensinaram muito sobre resiliência e amor, inicia a declaração.

Batalha do animal deixou marcas para veterinários - (Foto: Arquivo Pessoal) coelha nevasca câncer
Batalha do animal deixou marcas para veterinários – (Foto: Arquivo Pessoal)

Ao Jornal Midiamax, Penélope Leite e Douglas Perx, veterinários responsáveis pelo tratamento de Nevasca, relatam que a coelha estava com seus tutores desde bebê – ou seja, há 6 anos. Eles contam que foram procurados pela família e, durante a consulta, descobriram o câncer.

“Os tutores chegaram até nós porque foram em outra clínica de pequenos animais e perguntaram sobre veterinários que atendiam animais exóticos. Realizamos exames como ultrassom, coleta de sangue e a cirurgia para retirada dos nódulos, explicam.

coelha nevasca câncer
Veterinários contam que tentaram fazer de tudo para que Nevasca vencesse a doença – (Foto: Arquivo Pessoal)

O câncer da coelha Nevasca

Segundo os profissionais, Nevasca tinha um câncer chamado carcinoma de células escamosas. “É um tipo de câncer bastante invasivo localmente. E, como a literatura em animais exóticos é ainda bem escassa, não há muitos artigos que deem tratamentos suficientes. Por isso, ela acabou desenvolvendo metástase na região do abdômen, detalham ao MidiaMAIS.

Ao todo, foram seis meses lutando bravamente contra a doença, que não é incomum na espécie. Infelizmente, os coelhos têm uma prevalência alta de tumores. Por isso, a gente sempre indica os exames preventivos”, orientam os veterinários.

Câncer matou coelha Nevasca aos poucos - (Foto: Arquivo Pessoal(
Câncer matou Nevasca aos poucos – (Foto: Arquivo Pessoal(

Carta para a coelha Nevasca

Comovidos com a força de Nevasca, Penélope e Douglas, que atendem em uma clínica de pets exóticos na capital de Mato Grosso do Sul, publicaram uma declaração emocionante, escrita diretamente à coelha.

“Como veterinários, cada paciente deixa marcas profundas em nossas vidas. Lidar com a fragilidade de seres tão especiais como você nos faz refletir sobre nossas próprias limitações e sobre a importância das decisões que tomamos”, diz um trecho do relato.

Os veterinários ainda afirmam ter feito tudo o que estava ao alcance para tentar curar o animal. Ver o sofrimento dos nossos pacientes e de seus tutores nos toca profundamente, e sabemos que nosso papel vai além dos tratamentos — inclui oferecer consolo e estar presente nos momentos difíceis. A despedida nunca é fácil, mas buscamos conforto na certeza de que fizemos tudo o que podíamos por você, continua o escrito.

Por fim, eles declaram que jamais vão se esquecer da simpática e adorável coelha. “Descanse em paz, querida Nevasca. A sua bravura e a sua presença continuarão vivos em nossas memórias e corações, encerra a carta comovente.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas para nos encontrar nas redes sociais: FacebookInstagramYouTube e X.

Conteúdos relacionados