Campo Grande cria protocolo para padronizar atendimentos odontológicos de urgência e emergência
O protocolo foi criado devido à alta demanda por serviços odontológicos na área de urgência em Campo Grande
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em meio ao crescimento da demanda por serviços na área de urgência nos últimos anos, a prefeitura de Campo Grande publicou um novo protocolo de atendimento odontológico da rede de urgência e emergência do município.
O protocolo está publicado na edição suplementar desta segunda-feira (2) do Diogrande (Diário Oficial) e visa padronizar o atendimento odontológico nas unidades de urgência.
Conforme o documento, a alta demanda de atendimentos em Campo Grande é proporcional ao aumento do número de acidentes de trânsito bem como o aumento dos episódios de violência urbana, fatores não relacionados aos serviços de saúde, que impactam significativamente a oferta e manutenção dos mesmos.
A urgência odontológica está prevista como atribuição da atenção primária. Assim, os atendimentos de casos de urgência devem, preferencialmente, ocorrer nas UAP (Unidades da Atenção Primária), ficando ao encargo das UPA (Unidades de Pronto-Atendimento) o apoio às atividades desenvolvidas pelas USF (Unidades de Saúde da Família) e demais unidades da atenção primária.
As caracterizações dos procedimentos de urgência deverão estar de acordo com a classificação do CID-10 que corresponde aos códigos para doenças, sinais e sintomas, achados anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas de lesões ou doenças.
Além disso, o déficit de estruturação da Atenção Primaria segue como limitador do acesso aos serviços de saúde. Segundo o documento, isso contribui para a sobrecarga dos Serviços de Urgência.
Procedimentos de urgência
Os procedimentos considerados emergência odontológica, ou seja, situações que potencializam o risco de óbito, abrangem atendimentos como processos hemorrágicos não controlados, traumatismos em região de face, cárie dentária.
O documento afirma ainda que infecções agudas de origem endodôntica ou periodontal correspondem ao maior percentual dos casos passiveis de atendimento pelos serviços de urgência.
Entre os procedimentos considerados estão restaurações definitivas, atividades preventivas, raspagem supragengival e lesões em mucosa e reduções de fratura da face e mandíbula.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de dupla por matar Pâmela queimada com gasolina em Campo Grande
- Morre travesti que teve 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
- Prefeitura terá que aumentar tarifa do Consórcio Guaicurus sob pena de multa de R$ 50 mil por dia
Últimas Notícias
Quadrilha boliviana é presa ao tentar levar mais de 20 quilos de cocaína em ônibus de MS para SP
Suspeitos foram presos pela PRF em Campo Grande na manhã desta terça-feira (21)
Vai se candidatar ao Prouni? Inscrições começam nesta sexta-feira
Inscrições ocorrem de 24 a 28 de janeiro
Governo abre processo seletivo para contratar profissionais de saúde para sistema prisional
A seleção tem como objetivo preencher vagas na Equipe de Atenção Primária Prisional, que atuará nos estabelecimentos penais de Campo Grande
Artesãos de Mato Grosso do Sul podem ter Carteira do Artesão suspensa
Suspensão é para aqueles artesãos que estão com o documento vencido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.