Após quase 15 meses viajando pela África e pelo Oriente Médio, o casal Wesley Faraó e Patricia Pamplona decidiu escrever um livro sobre as vivências nos países com culturas tão diferentes das brasileiras. Wesley é sul-mato-grossense, enquanto sua esposa, Patricia, catarinense. Juntos, eles embarcaram para o outro lado do mundo em novembro de 2022 e retornaram ao Brasil em janeiro deste ano. Entre os percalços, para o campo-grandense, uma das maiores dificuldades foi ficar sem o rico tereré. Mas também… quem não se identifica?

Empolgado com as experiências, o casal de jornalistas documentou tudo da viagem em um livro chamado “Aventuras Sem Chaves: Uma viagem por África e Oriente Médio”, que será lançado em Campo Grande no dia 25 de março, próxima segunda-feira.

Ao todo, a dupla visitou 43 países nesta primeira etapa que promete ser justamente o pontapé inicial de uma volta ao mundo. Além dos relatos e imagens dos 36 países da África e 7 do Oriente Médio, o livro destaca informações sobre vistos e dá dicas para aqueles que desejam conhecer a região.

O compilado da viagem resultou no exemplar com 456 páginas. “Pode até assustar pelo tamanho, mas as muitas fotos deixam a leitura leve. Sem falar que o ‘Aventuras Sem Chaves’ nasceu pra ser tanto um guia como um livro sobre as nossas viagens, com histórias e muitos perrengues”, explica Patricia.

Até o calor de Campo Grande é fichinha, diz viajante

Natural de Campo Grande, Wesley Faraó conta que uma de suas maiores dificuldades foi abrir mão de um costume típico de MS. “Passamos por tanto lugar quente, e tudo o que eu mais queria era um tereré gelado. Mas como produzir gelo por aí, pulando de hospedagem quase que diariamente?”, relembra.

Wesley e Patricia planejam a viagem desde 2015, quando começaram a ler livros, ouvir podcasts e acompanhar outros viajantes pelas redes sociais. “A gente iniciou a viagem pela África justamente por ser mais desafiador e mais caro, quando estaríamos com mais gás. Depois de tanto perrengue, o que vier agora vai ser fichinha. Até o calor de Campo Grande”, brinca Faraó.

Além da capital sul-mato-grossense, a agenda de lançamentos do livro contempla outros Estados e Campo Grande não ficou de fora por um motivo contundente. “Campo Grande tem uma grande importância pra gente, porque foi aqui que cresci e me criei, e onde vive a minha família. Sem falar que encontro as melhores ervas de tereré do país, né?”, conta o viajante.

A obra sobre a viagem à África e ao Oriente Médio faz parte de um grande projeto do casal, que separou a volta ao mundo em três temporadas: a primeira foi pela África e Oriente Médio. Na segunda, a intenção é visitar nações de Ásia, Oceania e América, e na última, pretendem viajar de motorhome pela Europa.

Os jornalistas compartilham toda a experiência em seu blog semchaves.com e nas redes sociais @semchavesbr.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.