Foi em meio à efervescência do Carnaval de rua na esaplanada ferroviária da capital que o duo musical independente, Vozmecê, gravou seu mais recente videoclipe intitulado “Bafafá”, com participação do cantor Silveira. Este projeto audiovisual captura a energia vibrante e a diversidade cultural da capital sul-mato-grossense.

As imagens que compõem o videoclipe foram meticulosamente gravadas durante os dias de festa e folia do Carnaval de rua em Campo Grande, durante os já tradicionais blocos Capivara Blasé, Cordão Valu e Evoé Baco. Por meio dessas imagens, o videoclipe expressa a riqueza e a pluralidade do Carnaval de rua campo-grandense, desmistificando a ideia de que a cidade é caracterizada apenas pelo conservadorismo e pela monotonia.

Combinando uma fusão de ritmos brasileiros e afro-latinos, como axé, maracatu, carimbó, (e com pitadas de reggae), o videoclipe “Bafafá” destaca-se pela participação especial do artista Silveira, representando magistralmente o ritmo do samba. Essa diversidade musical é resultado de anos de imersão e estudo práticoda música popular brasileira pelo Duo Vozmecê, que viveu em uma van viajando por 17 estados brasileiros sobrevivendo da arte de rua, absorvendo as diversas influências regionais ao longo de suas jornadas nômades. O videoclipe conta ainda com cenas gravadas no litoral do Rio de Janeiro durante uma das viagens do duo Vozmecê.

Bafafá

A letra de “Bafafá” oferece uma sátira perspicaz sobre os aspectos menos nobres, porém inevitáveis, das interações humanas, explorando temas como inveja, ofensa, desafeto e raiva. Esses sentimentos, muitas vezes considerados tabus, são habilmente retratados pela arte do Duo Vozmecê, em uma narrativa que reflete a essência da convivência em sociedade.

Tanto o vídeo, quanto a música, foram dirigidos e produzidos por Pedro Fattori, integrante do duo Vozmecê, que desde o início do projeto, sempre produziu as próprias faixas e vídeos em estúdio caseiro, mostrando a versatilidade de um artista independente na contemporaneidade.

Silveira, Namaria e Fattori nesse Bafafá- foto: divulgação

Além disso, o videoclipe “Bafafá” é enriquecido pela tradução e interpretação artística em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), realizada por Jessé Macedo, proporcionando acessibilidade e inclusão a todas as audiências.

O videoclipe “Bafafá” é o primeiro de 13 visualizers que fazem parte do álbum “Tropicapolca” que está sendo viabilizado através da Lei Federal Paulo Gustavo de incentivo a produção cultural no país no contexto pós-pandemico em que vivemos.

O videoclipe estará disponível no canal do Duo Vozmecê no YouTube a partir de 19 de março de 2024, com o áudio sendo lançado simultaneamente em todas as plataformas digitais. Para celebrar este lançamento, um evento especial será realizado no dia 24 de março de 2024, no Capivas Cervejaria, localizado no centro de Campo Grande, MS. O evento contará com apresentações ao vivo do Duo Vozmecê e banda, com participações especiais de Silveira, Beca Rodrigues e Jerry Espíndola.

Siga o Duo Vozmecê nas redes sociais para atualizações e novidades: @vozmecê

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.