Nesta segunda-feira (11), a participante do BBB 24, Beatriz Reis, levantou uma discussão na internet ao dizer que por ser virgem não poderia usar absorvente interno para entrar na piscina da casa. Muitas mulheres possuem dúvida em relação ao assunto, mas é mito que o absorvente interno pode romper o hímen.

O absorvente interno pode ser utilizado por qualquer mulher e não corre o risco de tirar a virgindade, pois o seu tamanho varia de 1,0 a 1,9 centímetros de diâmetro, enquanto o hímen de uma mulher que nunca teve relações sexuais tem em média 1,5 centímetros de diâmetro, mas pode chegar a 2,5 centímetros, devido à sua elasticidade.

Segundo o médico ginecologista, Dr. Paulo Tonini, essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres, mas os absorventes internos não causam lesões e não rompem o hímen, entretanto o coletor menstrual pode, sim, tirar a virgindade.

“É uma dúvida sempre presente entre as mulheres. Os absorventes internos são feitos para todas as mulheres que precisarem usá-los. Não causam lesões nem mesmo nas virgens. Já os coletores menstruais em tese podem romper o hímen”, explica.

Colocando de forma correta, seguindo as instruções do rótulo, o absorvente interno não causa sequer desconforto. Para isso, é preciso que a mulher conheça seu próprio corpo.

“Existem várias indicações para o uso dos absorventes internos que estão relativos às atividades das mulheres, do seu tamanho, quantidade de sangue e duração das menstruações e etc. Todas as informações estão nas bulas dos produtos, inclusive a maneira de usá-los”, afirma o ginecologista.

Fala de Bia levantou discussão nas redes

A participante Bia, da edição 24 do BBB, rebateu uma sugestão do participante Matteus, sobre usar absorvente íntimo para entrar na piscina da casa, já que estava menstruada.

Beatriz, que é virgem, disse estar com vontade de entrar na piscina, e após Matteus sugerir que usasse um absorvente íntimo, a participante Alane disse não ser possível. “Não dá né, né Matteus”, retrucou.

Beatriz complementou a fala da amiga dizendo que nada seria inserido em seu canal vaginal. “Não dá, eu sou virgem. Nós não vamos botar nada aqui. Não dá para botar nada aqui. Nunca foi botado nada, como vou botar um negócio agora?”, disse.