Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Livro que reúne receitas indígenas ancestrais será lançado neste sábado em Campo Grande 

O encontro será a partir das 13h30, no Memorial da Cultura Indígena da Aldeia Marçal de Souza
Idaicy Solano -
Lançamento de livro com receitas indígenas será neste sábado (28). (Divulgação, Márcia Chiad)

Livro com 14 receitas indígenas ancestrais será lançado neste sábado (28), em , em encontro a partir das 13h30, no Memorial da Cultura Indígena da Aldeia Marçal de Souza. O evento marca o encerramento do projeto “Comer Bem, Viver Mais”, com foco na valorização da cultura ancestral e no reaproveitamento de alimentos, que levou capacitação na área da gastronomia para dezenas de mulheres indígenas da etnia Terena.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O projeto foi idealizado por Danielle Thomaz e teve duração de quatro meses. Durante esse tempo, as participantes tiveram aulas práticas de gastronomia e momentos de troca de saberes entre as alunas e profissionais da área. Além do lançamento do livro, o evento contará com a entrega de certificados e uma feira de degustação dos pratos preparados pelas próprias alunas.

Dentre as receitas reunidas no livro, o destaque vai para o pão de banana verde com casca, criado pela jornalista e empresária Márcia Chiad. A proposta era valorizar ingredientes simples, que muitas vezes são descartados, mas que podem ganhar novas utilidades na

A receita foi ensinada como exemplo de reaproveitamento alimentar ensinado durante o curso, para criar um prato nutritivo e sustentável. A aluna Lauriane Cecé Bardela comenta que o aprendizado mudou sua forma de ver a culinária. “Aprender que até a casca da banana-verde pode virar pão mudou meu jeito de cozinhar. Passei a valorizar o que antes eu jogava fora”.

O livro também traz pratos tradicionais, que carregam sabor, história, memória e resistência cultural. Algumas das receitas encontradas no conteúdo são: chipaguassu (bolo de ), hihi (bolinho de mandioca envolto em folha de bananeira), caponata do coração da bananeira, requeijão natural de mandioca, entre outros.

O projeto aconteceu em parceria com o Instituto Bia Rabinovich e apoio do Recanto das Ervas. A formação foi totalmente gratuita e voltada à das participantes.

Serviço

  • Data: 28 de junho de 2025
  • Horário: 13h30
  • Local: Memorial da Cultura Indígena da Aldeia Marçal de Souza, Rua Terena, nº 88, Bairro Tiradentes

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido ameaça matar esposa à facadas após mulher negar ter relações sexuais

camaro

Piloto da Fórmula Truck e assessor parlamentar morrem em acidente em Curitiba

Processe seletivo (Ilustrativa)

Processo seletivo com 70 vagas para professores em Sonora abre nesta segunda-feira 

carro

Carro é localizado e bombeiros buscam por possíveis corpos no Rio Paraguai

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Rayssa Leal domina final e é campeã da etapa de Brasília da SLS

Últimas Notícias

Cotidiano

Toni já está em casa; cãozinho passou quase 24h desaparecido em Campo Grande

Ele sumiu neste sábado no Bairro Marcos Roberto e foi localizado no Parque Novos Estados

Esportes

Brasil derrota Japão e mostra força na Liga das Nações de Vôlei

Seleção brasileira encerra fase classificatória na segunda posição

Famosos

Preta Gil compartilha visita de Regina Casé: ‘Reenergizada’

A cantora está passando por um tratamento contra câncer nos Estados Unidos e recebeu visita da apresentadora

Cotidiano

‘Pé-quente’ de MS joga no concurso da Lotofácil e ganha meio milhão de reais

Aposta foi feita online e o ganhador mora na cidade Ivinhema