Pular para o conteúdo
Cotidiano

Veneno? Arsênio tem aplicação industrial, agrícola e médica de forma legalizada

Semimetal conhecido por sua toxicidade foi utilizado em crimes recentes em São Paulo e no Rio Grande do Sul
Osvaldo Sato -
Arsênio é elemento número 33 da tabela periódica. (Foto: Chemical Risk)

A recente tragédia da adolescente que morreu após comer um bolo de pote envenenado com arsênio por uma “amiga”, na cidade de Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de , trouxe consigo indagações sobre quando e como a substância deve ou pode ser utilizada de forma legal. Afinal, para que serve essa substância além de ser um veneno? Quem a manuseia e como é feita a fiscalização?

O arsênio, conhecido por sua letalidade, possui diversas aplicações legítimas e regulamentadas. Flávio Eduardo Almeida, superintendente do Conselho Regional de Química – 20ª Região, explica que a substância “pode ser encontrada em quatro formas comerciais básicas: em pó, líquida (utilizada, por exemplo, na irrigação da cana-de-açúcar), gasosa e em formulações específicas que chegam até a ser utilizadas em tratamentos quimioterápicos”.

“Os profissionais habilitados para o manuseio do arsênio variam conforme o contexto de uso. Engenheiros químicos e agrônomos são os principais responsáveis pela manipulação dessa substância, especialmente nas aplicações industriais e agrícolas. No entanto, também é comum a atuação de farmacêuticos e médicos”, explica Almeida.

Longe da esfera criminal, o arsênio tem um papel em setores como a medicina, indústria e . Na medicina, por exemplo, o trióxido de arsênio é uma medicação aprovada pela para o tratamento da LPA (leucemia promielocítica aguda), um tipo de câncer do sangue, com eficácia comprovada.

Na indústria eletrônica, o GaAs (arseneto de gálio) é um semicondutor crucial para a fabricação de LEDs, lasers, células solares e circuitos integrados. É também empregado na indústria de vidros como descolorante e clareador, e em algumas ligas metálicas, para melhorar propriedades como dureza e resistência à corrosão. Historicamente, também utilizou-se o arsênio como conservante de madeira e couro, embora essa aplicação venha sendo restrita por questões ambientais e de saúde.

O manuseio do arsênio requer conhecimento técnico especializado. Engenheiros químicos e agrônomos são os principais profissionais habilitados para lidar com a substância em aplicações industriais e agrícolas. No âmbito da saúde, farmacêuticos e médicos também atuam em contextos específicos, como na manipulação de medicamentos que contêm arsênio.

Fiscalização

A comercialização e o uso do arsênio são submetidos a um controle rigoroso por diversos órgãos públicos. A Polícia Federal e o Exército são responsáveis pelos aspectos de segurança e quantidade comercializada, enquanto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Mapa (Ministério da Agricultura e ) atuam na definição de critérios técnicos e na fiscalização do uso da substância.

“A fiscalização e o controle da comercialização e do uso do arsênio são rigorosos e envolvem diferentes órgãos públicos, conforme a finalidade da substância. Quando se trata de aspectos ligados à segurança e à quantidade comercializada, a responsabilidade é da Polícia Federal e do Exército. No que se refere à formulação de uso, a competência é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Esses órgãos também definem os critérios técnicos e os profissionais habilitados para o controle de uso”, relata Almeida.

Segundo o Superintendente do Conselho Regional de Química, dados sobre a utilização do arsênio, como quantidades e aplicações, são de competência dos órgãos reguladores e variam conforme a aplicação e o controle de estoques.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores

Le Blog Maria Antonia

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

O italiano Jannik Sinner surpreendeu o espanhol e atual campeão Carlos Alcaraz por 4-6, 6-4, 6-4, 6-4. Esta é sua primeira vitória em um Grand Slam em Wimbledon, mas ele já possui outros três títulos , o Australian Open de 2024, o US Open de 2024 e o Australian Open de 2025. Fotos: Reprodução/ Rede … Continued

MidiaMAIS

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Cantor deu uma espiada na plateia antes do show e comentou o que achou da quantidade de gente

Brasil

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

O presidente ainda se reúne às 16h com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho