A 16ª Semana do Artesão teve início nesta terça-feira (19), dia em que é comemorado o Dia do Artesão. A abertura do evento aconteceu no Bioparque Pantanal, com show do trio Bella Donna e da dupla Ana Paula Ferreira e Matheus Violino. O evento homenageou artesãos que se destacaram no cenário do artesanato sul-mato-grossense.

Entre os homenageados está o ceramista Cleber Ferreira de Britto, famoso por suas estátuas de onças do Pantanal, todas feitas em cerâmica. O artesão começou no ramo em 1994, por tradição da família, e 30 anos depois sente orgulho de receber a homenagem.

“Tem 30 anos que eu mexo com artesanato, e chegar nesse momento de ser homenageado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, é algo inexplicável. É o ápice do artesanato, chegar até esse momento”, explica.

O homenageado, Cleber Ferreira de Britto. (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Além de Cleber, receberam homenagens no evento a artesã Cláudia Castelão, com sua marca Flor de Xaraés, e Olinda Virgílio, que foi homenageada em memória. Olinda pertencia à tribo indígena Kadiwéu, em Porto Murtinho. A artesã fazia cerâmicas, cestos, toalhas de mesa e demais artesanatos Kadiwéu.

De acordo com a gerente de artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, o artesanato, além de mover a economia, representa a cultura do estado.

“O artesanato move muito a economia. Hoje a gente tem 3% do PIB do Brasil, então o artesanato além de ter essa questão de geração de renda, ele fala sobre a referência cultural do estado, então ele conta um pouco da história. A gente não vende só o artesanato, a gente vende a história, na verdade”, explica.  

Katienka Klain, gerente de artesanato da Fundação de Cultura de MS. (Ana Laura Menegat, Midiamax)

16ª Semana do Artesanato

Comemorando o Dia do Artesão nesta terça-feira (19), Campo Grande recebe a 16ª Semana do Artesão. Ao longo dos oito dias de evento, os interessados participarão de feiras de artesanato, noite cultural e homenagens, rodada de negócios, exposições de artesanato, oficinas de artesanato para crianças e adultos, palestras e apresentação de atrações culturais diversas de Mato Grosso do Sul.

O evento vai até o dia 26 de março. Entre os dias 20 e 24, acontece a Feira de Artesão Mãos que Criam e também as oficinas de artesanato para crianças e adultos.

Na quinta-feira (21), acontece a Rodada de Negócios no Sebrae. Nas escolas públicas em Campo Grande, de 20 a 26 de março, acontecerão oficinas de artesanato. No sábado (23), na Morada dos Baís, acontece o ‘Café na Praça’, aberto ao público.

Na terça-feira (26), acontecerá a homenagem anual dos deputados aos artesãos de Mato Grosso do Sul, na Assembleia Legislativa. Nesta edição, serão homenageados os artesãos Cleber Ferreira Brito, Claudia Castelão e Olinda Vergilio (in memorian).

A programação musical do evento contará com repertório variado, com apresentações de artistas regionais como o cantor Matu Miranda, Bella Donna Trio, Batucando Histórias, Flor de Pequi, entre outros.

A programação completa da Semana do Artesão pode ser conferida no site, clicando aqui.