Ambientada em Mato Grosso do Sul, a novela das nove da TV Globo “Terra e Paixão” surpreendeu os sul-mato-grossenses no capítulo desta segunda-feira (11) ao mencionar duas cidades de MS: Bonito e Corumbá. A menção à cidade branca, no entanto, desagradou os corumbaenses, que se manifestaram indignados com a forma como o folhetim destacou o município.

Na cena em questão, Jussara (Tatiana Tibúrcio), mãe da protagonista Aline (Bárbara Reis), reclamava do local onde seu novo namorado Gentil (Flávio Bauraqui) queria levá-la para passar o final de semana.

Em discussão, a matriarca soltou os cachorros em cima do pretendente apaixonado. “Velho mão de vaca! Eu sou uma boba mesmo, Gentil. Eu achando aqui que a gente ia fazer uma viagem romântica, só eu e ele, que ele ia me levar pra onde? Pra Bonito, ficar num hotel chique… e ele fez o quê? Quer me levar pra Corumbá, pra pescar com os amigos veio dele bêbado. Eu vou fazer o que no meio de um bando de véio aposentado coçando frieira? Ah, te manca, Gentil”, disparou Jussara.

corumbá terra e paixão
Falas polêmicas de “Terra e Paixão” durante discussão cômica de Jussara e Gentil repercutiram – (Fotos: TV Globo)

“Frieiras tem a língua dela”

É claro que imediatamente os corumbaenses começaram a repercutir a sequência e detonaram a abordagem do folhetim. “Poxa, esculachou Corumbá a novela ‘Terra e Paixão’. Nem precisa vir mesmo, Jussara”, destacou a corumbaense Rosa Lucélia Mongeló.

“Velha rabugenta, ninguém quer ela aqui não”, “Não venha mesmo, Jussara”, “É bom deixar ela vir. Deixa ela pra onça”, “Frieiras tem ela na língua falando mal da querida cidade Corumbá, beijo de luz para Globo que não sabe de nada”, foram algumas respostas à publicação.

Mas, além disso, alguns apontaram as falas de Jussara como preconceituosas e disseram que a novela atacou Corumbá gratuitamente.

Qual o contexto?

Vale destacar que os telespectadores ficaram confusos se a personagem afirmou que Corumbá é “cheia de velho aposentado coçando frieira” ou se esses são os amigos de Gentil. Inclusive, alguns corumbaenses chamaram atenção para a dúvida.

“Ainda falou que os amigos deles são cheios de frieira. Será que os amigos dele são corumbaenses???? Se for, ela achou pra cabeça dela”, disparou Rosa Lucélia.

Houve até quem mandasse um recado para o autor. “Que cena ridícula, mesmo sendo uma ficção, na novela Terra e Paixão. A personagem Jussara em seu texto menosprezou uma cidade turística como Corumbá, retratando como uma cidade de anciãos, bêbados e aposentados. Alguém pode avisar ao digníssimo autor?”, destacou Rosemeire dos Santos.

É importante ressaltar ainda que não há confirmação se as falas estavam previstas no roteiro ou foram improvisadas pelos atores no set. Mas vale lembrar que Tatiana Tibúrcio e Flávio Bauraqui, intérpretes de Jussara e Gentil, revelaram ter um passado com Mato Grosso do Sul e podem ter dado ideias de menções com referências locais.

No entanto, a cena tinha apenas um tom cômico, conforme a linha do núcleo. “Tenho certeza que não foi pra ofender ninguém. Os velhos aposentados com frieira são os amigos do Gentil e não necessariamente a população corumbaense, vamos interpretar e respeitar o trabalho dos atores, meu povo”, observou Jonilson Oliveira, em contraponto aos demais.

Veja mais da repercussão:

https://twitter.com/th14goef/status/1701393005251346782
https://twitter.com/dtoemcapsulas/status/1701397963031932944

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.