A peça teatral “De Onde Vem o ?”, que contabilizou grande sucesso no Teatro Tucarena, em , chega à capital sul-mato-grossense nesta quarta-feira (1º), com duas apresentações gratuitas na Arlene Marques, no bairro Canguru.

A intenção é ensinar as crianças como lidar de forma responsável com o dinheiro e empreender de maneira sustentável. A peça tem dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Pedro Garrafa, sendo um trabalho apresentado pelo Ministério da , com patrocínio do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A peça conta a história de Tina, que mora no Sudeste, e Tom Tom, que recentemente se mudou para o Norte do país. A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de avião é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo. Com a ajuda de um game, a menina aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas. E descobre que, se tiver foco e paciência, logo conseguiria juntar o valor necessário para visitar o amigo.

Triste e cheia de saudade, Tininha e Antônio pensam num jeito mais rápido de conseguir o dinheiro da passagem. Eles sabem que existem games onde os personagens alcançam moedas rapidamente (Mario Bros., Subway Surfers, Sonic, entre outros) e pensam na possibilidade de eles mesmos entrarem num game e ganharem moedas dessa maneira.

Mas o que eles não sabem é que Marta ouve essa conversa e pensa num jeito de fazê-los se sentirem num game. Ela inventa um formulário para eles participarem do Game Reino da Rainha Bufunfa, a fim de pegarem moedas. Sem desconfiar, eles se inscrevem, mas para serem selecionados, precisam passar por várias perguntas e dizer por que eles realmente precisam de moedas. Antônio e Tininha fazem uma linda canção sobre a força da amizade deles. E passam.

Atores em cena (Fotos de cena: Leekyung Kim)

Enquanto Tininha dorme, Marta transforma da filha o quarto num verdadeiro cenário de game e se veste na Rainha Bufunfa, a dona do Reino Bufunfa, a terra da moeda. Tininha acorda nesse cenário e logo chama o amigo na tela. Antônio fica chocado.

Parece que eles estão dentro do game. Mas nada será fácil, eles precisam passar de fases, responder perguntas, numa verdadeira gincana de aprendizado sobre economia, para conseguirem as moedas. Numa dinâmica divertida e recheada de músicas, orquestrada pela Rainha Bufunfa, que, na verdade, é mãe, Marta, Antônio e Tininha aprendem sobre De Onde Vem o Dinheiro.

No final eles passam de todas as fases e conseguem a viagem. Mas antes descobrem que tudo foi uma grande brincadeira feita por Marta. Tininha entende que não é que mãe não quer que ela vá, é que dinheiro não cai do céu. E em vez de reclamar, vai ajudar a mãe economizar para ir viajar o mais rápido possível.

Finalmente, após um tempo, Tininha e Tom Tom se encontram na casa do amigo em Belém e ficam cheios de felicidades por se verem ao vivo e dão um belo abraço de amigos.

Com leveza, muita música, simplicidade e humor, “De onde vem o dinheiro?” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas práticas e ideias.

A direção é de Pedro Garrafa e o elenco traz Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira. Já a produção é da WB Produções, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsável por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e Três Mulheres Altas, de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.

Serviço:

As apresentações ocorrem na próxima quarta-feira, às 10h e 14h, na Escola Municipal Arlene Marques, localizada na Rua Catiguá, 694 – Jardim Canguru, em Campo Grande. A classificação indicativa é livre. Haverá intérprete de libras nas duas apresentações.