Imigrantes de Dourados serão homenageados com clássicos da música brasileira executados pela Orquestra da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O evento acontece no próximo domingo (25), às 14 horas, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’.

A ação é uma homenagem ao Dia do Imigrante, com atividades que serão realizadas das 13h às 17h com apresentações artísticas, vacinação contra influenza e covid-19, entrevistas de emprego do programa Jovem Aprendiz e doação de cobertores.

Segundo a prefeitura também estão agendadas palestras e orientações sobre validação de diplomas internacionais, inserção de crianças e adolescentes nas escolas, ingresso em universidades, como adquirir casa própria no município, orientações contra prevenção de acidentes de trabalho, direitos dos imigrantes e violência doméstica.

De acordo com o responsável pela CEI (Coordenadoria Especial da Imigração), Jean Kenson Joln, muitos dos imigrantes residentes em Dourados não possuem informações sobre seus direitos ou os serviços oferecidos na cidade, o que reforça a importância dessa iniciativa.

“Essa é uma grande oportunidade aos imigrantes para se informar de assuntos importantes, como a aquisição da casa própria, validação de diplomas internacionais, inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo. Esse evento é necessário para esclarecer e enriquecer o conhecimento dos imigrantes do município de Dourados”, ressalta.

Atualmente, mais de quatro mil imigrantes vivem em Dourados, com destaque para os venezuelanos, haitianos e paraguaios. Porém, cidadãos de outras nações como Argentina, Colômbia, Marrocos e Senegal também estão cadastrados no órgão.