O Periquitão, mais conhecido aqui em como maritaca ou maracanã, é uma ave da família psittacidae, igual ao nosso primeiro escolhido do ‘Ninho e abraços’, o periquito-de-encontro-amarelo. Com uma vocalização alta e marcante, até engana ao imitar sons de outros pássaros. Também é considerada dócil e inteligente.

Ave varia de 30 a 32 centímetros. (Madu Livramento, Midiamax)

O tamanho médio desta ave é de 30 a 32 centímetros, pesando entre 140 e 171 gramas. Sua cabeça tem o formato oval e sua coloração no geral é verde, mas, com algumas penas vermelhas na lateral da cabeça, na cobertura inferior pequena da asa e no pescoço, e em voo chamando muito a atenção com as coberteiras inferiores grandes sendo amarelas. Perto dos olhos tem a região perioftálmica nua e branca.

Já a alimentação das maritacas é basicamente frutos e sementes. Quando se fala na reprodução, costumam ser bastante silenciosas quanto ao seu ninho, chegam e saem silenciosamente e aguardam pousados em alguma árvore para entrarem sem serem percebidos.

Periquitão (Madu Livramento, Midiamax)

Como a maior parte dos psitacídeos, as maritacas não coletam materiais para a construção do seu ninho, ou seja, acabam ficando no local em que escolheram, os quais podem ser ocos de pau isolados, palmeiras de buriti, paredões de pedra e também embaixo de telhados de construções humanas.

Distribuição geográfica e hábitos

As maritacas sempre voam em bandos de 5 a 40 indivíduos, de acordo com o Wikiaves, que é uma comunidade de observadores de aves brasileiras.

Casal de maritacas (Madu Livramento, Midiamax)

Frequente em áreas urbanas e até em florestas, é encontrada em quase todo o Brasil, sendo considerada em alguns locais como uma espécie sinantrópica (espécie que se adapta em locais urbanos, podendo ser um transtorno pela superlotação de seus indivíduos), dormindo coletivamente em lugares variados, mas, não frequentando regiões com rios de águas escuras.

Os 5 municípios de MS com o maior número de registro fotográfico de Periquitão (Madu Livramento, Midiamax)

O nome científico é ave com cabeça de papagaio e olho branco, sendo do grego Psittacara leucophthalmus dividido como psittakë = papagaio; kara = cabeça; leucophthalma, leucophthalmos, leucophthalmus = olho branco. Apesar de não ser uma ave considerada ameaçada na Lista Vermelha IUCN, o comércio internacional de tráfico de animais vem afetando suas populações.

A Lista tem como critério preciso, avaliar o risco de ameaças de extinção de inúmeras espécies e subespécies ao redor do mundo, com o objetivo de deixar todos cientes sobre a urgência das medidas de conservação. 

O que é uma ave psittaciforme?

Periquitão (Madu Livramento, Midiamax)

Os psittaciformes são algumas das aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido, essas espécies têm bicos altos e aduncos, cuja mandíbula superior é consideravelmente maior que a inferior e não está completamente fixada ao crânio.

Os periquitos, por exemplo, têm papilas eréteis na língua, que seria semelhante à textura de uma escova, o que lhes permite lamber o néctar e o pólen das flores.

Já suas pernas são providas de tarsos curtos e de quatro dedos oponíveis (dois virados para frente e dois para trás), que acabam sendo instrumentos perfeitos para segurar em ramos e para segurar os alimentos e levá-los ao bico, o que é único entre as aves.

Sua vida social é (também) muito interessante, os casais formam-se quase sempre para toda a vida e são inseparáveis, as demonstrações amorosas podem ser observadas ao longo de todo o ano.

Periquitão (Madu Livramento, Midiamax)

Leia também:

Já viu no seu jardim? Ninhos e Abraços apresenta a rolinha, ave que parece uma ‘minipomba’

‘Ninhos e Abraços’ mostra arara-canindé, que encanta e se destaca em meio à fauna brasileira

‘Ninhos e Abraços’: sabiá-laranjeira é como nós e procura lugares quentinhos no inverno

‘Ninhos e abraços’: Famoso pela casinha, João-de-barro é trabalhador e canta enquanto agita asas

‘Ninhos e abraços’: quadro do Midiamax vai mostrar como é o mundo dos passarinhos

Saiba Mais