‘Ninhos e Abraços’: Dócil e inteligente, maritaca até engana ao imitar sons de outros pássaros
O Periquitão, mais conhecido aqui em Mato Grosso do Sul como maritaca ou maracanã, é uma ave da família psittacidae, igual ao nosso primeiro escolhido do ‘Ninho e abraços’, o periquito-de-encontro-amarelo. Com uma vocalização alta e marcante, até engana ao imitar sons de outros pássaros. Também é considerada dócil e inteligente. O tamanho médio desta […]
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Periquitão, mais conhecido aqui em Mato Grosso do Sul como maritaca ou maracanã, é uma ave da família psittacidae, igual ao nosso primeiro escolhido do ‘Ninho e abraços’, o periquito-de-encontro-amarelo. Com uma vocalização alta e marcante, até engana ao imitar sons de outros pássaros. Também é considerada dócil e inteligente.
O tamanho médio desta ave é de 30 a 32 centímetros, pesando entre 140 e 171 gramas. Sua cabeça tem o formato oval e sua coloração no geral é verde, mas, com algumas penas vermelhas na lateral da cabeça, na cobertura inferior pequena da asa e no pescoço, e em voo chamando muito a atenção com as coberteiras inferiores grandes sendo amarelas. Perto dos olhos tem a região perioftálmica nua e branca.
Já a alimentação das maritacas é basicamente frutos e sementes. Quando se fala na reprodução, costumam ser bastante silenciosas quanto ao seu ninho, chegam e saem silenciosamente e aguardam pousados em alguma árvore para entrarem sem serem percebidos.
Como a maior parte dos psitacídeos, as maritacas não coletam materiais para a construção do seu ninho, ou seja, acabam ficando no local em que escolheram, os quais podem ser ocos de pau isolados, palmeiras de buriti, paredões de pedra e também embaixo de telhados de construções humanas.
Distribuição geográfica e hábitos
As maritacas sempre voam em bandos de 5 a 40 indivíduos, de acordo com o Wikiaves, que é uma comunidade de observadores de aves brasileiras.
Frequente em áreas urbanas e até em florestas, é encontrada em quase todo o Brasil, sendo considerada em alguns locais como uma espécie sinantrópica (espécie que se adapta em locais urbanos, podendo ser um transtorno pela superlotação de seus indivíduos), dormindo coletivamente em lugares variados, mas, não frequentando regiões com rios de águas escuras.
O nome científico é ave com cabeça de papagaio e olho branco, sendo do grego Psittacara leucophthalmus dividido como psittakë = papagaio; kara = cabeça; leucophthalma, leucophthalmos, leucophthalmus = olho branco. Apesar de não ser uma ave considerada ameaçada na Lista Vermelha IUCN, o comércio internacional de tráfico de animais vem afetando suas populações.
A Lista tem como critério preciso, avaliar o risco de ameaças de extinção de inúmeras espécies e subespécies ao redor do mundo, com o objetivo de deixar todos cientes sobre a urgência das medidas de conservação.
O que é uma ave psittaciforme?
Os psittaciformes são algumas das aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido, essas espécies têm bicos altos e aduncos, cuja mandíbula superior é consideravelmente maior que a inferior e não está completamente fixada ao crânio.
Os periquitos, por exemplo, têm papilas eréteis na língua, que seria semelhante à textura de uma escova, o que lhes permite lamber o néctar e o pólen das flores.
Já suas pernas são providas de tarsos curtos e de quatro dedos oponíveis (dois virados para frente e dois para trás), que acabam sendo instrumentos perfeitos para segurar em ramos e para segurar os alimentos e levá-los ao bico, o que é único entre as aves.
Sua vida social é (também) muito interessante, os casais formam-se quase sempre para toda a vida e são inseparáveis, as demonstrações amorosas podem ser observadas ao longo de todo o ano.
Leia também:
Já viu no seu jardim? Ninhos e Abraços apresenta a rolinha, ave que parece uma ‘minipomba’
‘Ninhos e Abraços’ mostra arara-canindé, que encanta e se destaca em meio à fauna brasileira
‘Ninhos e Abraços’: sabiá-laranjeira é como nós e procura lugares quentinhos no inverno
‘Ninhos e abraços’: Famoso pela casinha, João-de-barro é trabalhador e canta enquanto agita asas
‘Ninhos e abraços’: quadro do Midiamax vai mostrar como é o mundo dos passarinhos
Notícias mais lidas agora
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Últimas Notícias
UFMS arrecada brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade em quatro municípios
A campanha de arrecadação acontecerá em Campo Grande, Aquidauana, Nova Andradina e Pantanal
Processo seletivo em Laguna Carapã tem oferta de 36 vagas com salários de até R$ 2,7 mil
Inscrições gratuitas devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Educação nos dias 11 e 12 de dezembro
Pacientes recebem visita de cães terapêuticos do Corpo de Bombeiros no Humap
Também estava presente um carrinho elétrico de bombeiro e o Homem-Aranha
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
Sorteio será realizado às 19 horas (horário de MS) no Espaço da Sorte, em São Paulo-SP
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.