‘Ninhos e Abraços’: sabiá-laranjeira é como nós e procura lugares quentinhos no inverno

A ave símbolo do Brasil é a escolhida desta semana. Conheça todas as curiosidades e até lendas sobre este passarinho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ilustração do sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)

O sabiá, por si só, já tem todo estrelismo ao constar em diversas poesias, poemas e canções. Com canto melodioso e que se assemelha ao som de uma flauta, é um passarinho encantador e deve ser este um dos motivos que o tornaram a ave símbolo do Brasil, após decreto presidencial no ano de 2002. E, assim como nós, migra e procura lugares quentes no inverno. Nesta semana, o quadro “Ninhos e Abraços” vai mostrar as curiosidades e até lendas sobre ele.

Sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)
Sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)

Imortalizado na “Canção do Exílio” (veja letra abaixo), de Gonçalves Dias, o sabiá-laranjeira é uma ave passeriforme, assim como o joão-de-barro, porém de uma família diferente, a Turdidae.

O nome científico significa “barriga castanha” e o sabiá mede entre 20 a 25 centímetros de comprimento, com o macho pesando 70 gramas e a fêmea, em média, de 68 a 80 gramas, de acordo com o Wiki aves.

De plumagem parda, com exceção do ventre, o sabiá se destaca com a cor vermelho-ferrugem, levemente alaranjada e bico amarelo-escuro. O canto, desta ave popular, ocorre na estação do amor, ou seja, na primavera. Uma curiosidade neste caso é que, se a ave conviver desde pequena com outras espécies, pode ser influenciada e aí fica com o canto “impuro”.

Canção do Exílio de Gonçalves Dias eterniza o sabiá. (Madu Livramento, Midiamax)
Canção do Exílio de Gonçalves Dias eterniza o sabiá. (Madu Livramento, Midiamax)

Sabiá vive até 10 anos na natureza

O sabiá vive até 10 anos na natureza e se alimenta, basicamente, de larvas, minhocas, insetos e frutas maduras, inclusive as cultivadas como mamão, a laranja e o abacate. Ainda conforme o Wiki aves, cospe caroços após cerca de 1 hora, contribuindo assim para a dispersão de espécies de palmeiras.

Sobre a reprodução, o ninho é feito entre setembro e janeiro, geralmente em arbustos, árvores de folhagem densa ou bananeiras e em beirais de telhados, empregando fibras e gravetos ligados por um pouco de lama, num formato de tigela funda. Por dentro são revestidos de materiais mais macios como hastes de flores e capim.

Os 5 municípios de MS com maior registro fotográfico do sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)
Os 5 municípios de MS com maior registro fotográfico do sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)

A construção do ninho pode se tornar confusa em certas ocasiões, como, quando o local escolhido é formado por vãos entre numerosos suportes iguais de um telhado, o sabiá-laranjeira pode construir vários ninhos ao mesmo tempo, se confundindo por conta dos vãos.

O que os sabiás fazem juntos?

Sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)
Sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)

E é a fêmea a única responsável pela construção do ninho e incubação dos ovos. Já o macho é responsável pela proteção do ninho durante a fase de construção e incubação. No entanto, alimentação e cuidados com a higiene são feitos em conjunto.

No caso dos hábitos, assim como dito no início, os sabiás são animais territorialistas que, quando em processo de reprodução, não aceitam a presença de outras aves. O sabiá-laranjeira também gosta de migrar para regiões mais quentes no inverno, seja em interior de árvores ou florestas.

Fora este período, é uma ave de ambientes abertos, preferindo viver em bordas de matas, pomares, capoeiras, entorno de estradas, praças e quintais, sempre por perto de água abundante.

“É uma ave de ampla ocorrência, é até símbolo do Brasil porque ocorre em todo o cerrado, todo o sudeste, mata atlântica, Bolívia, só não ocorre mesmo na Amazônia, pela distribuição dele”, afirmou ao MidiaMAIS o professor, biólogo e doutor em ecologia e conservação, Milton Longo.

Lenda envolvendo o sabiá-laranjeira

O sabiá, em tupi, significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz desta ave. E a lenda indígena, no início da primavera, diz que, quando uma criança ouve o canto do sabiá durante a madrugada, será abençoada com muita paz, amor e felicidade. 

Sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)
Sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)

O que é uma ave passeriforme?

Encontram-se entre os membros dessa ordem aves de dimensões pequenas e médias. A forma do bico varia bastante, dependendo do respectivo tipo de alimentação. As pernas são demonstrativas da origem arborícola das aves canoras. Os quatro dedos estão todos implantados ao mesmo nível, encontrando-se o primeiro permanentemente invertido. O tarso é coberto por escamas pequenas, em forma de lâminas. A plumagem é suficientemente densa e a penugem fina.

 O canto dos pássaros é geralmente melodioso. As suas características dependem da estrutura do aparelho fonador (a siringe, que é o órgão presente nas aves, responsável pela produção e emissão de sons), bem como da quantidade e posição dos músculos destes, que variam entre um e sete.

Sabiá-laranjeira (Madu Livramento, Midiamax)

As aves canoras são, na sua maioria, monógamas, vivendo com um único parceiro ao longo de toda época do acasalamento; no entanto, também se conhecem espécies polígamas, com um macho dominante que acasala com várias fêmeas. Os filhotes são nidícolas, nascendo cegos, desprovidos de penas, e raramente cobertos de penugem. São completamente dependentes dos progenitores durante um bom tempo. 

 Ainda de acordo com o Wikiaves, os ninhos dos pássaros são, provavelmente, os que envolvem uma construção mais elaborada entre todas as espécies de aves. São, na sua maioria, em forma de taça, sendo muitos deles, exemplos perfeitos de engenharia. 

Conteúdos relacionados

idosos 110 anos campo grande