Nascida ao pé do samba corumbaense, Iasmin estreia como rainha de bateria de Campo Grande
Ela vai desfilar pela escola Igrejinha, que este ano traz o universo infantil no samba-enredo
Cassia Modena –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Iasmin Calazans era criança quando, toda época de carnaval, acompanhava os ensaios da escola Império do Morro direto da varanda de casa. Por ter morado em frente à quadra da agremiação durante a infância inteira, ela testemunhou a movimentação da comunidade para os desfiles acontecerem ano após e ano e aprendeu a carregar o universo carnavalesco no coração.
Ainda em Corumbá, se tornou frequentadora da Império do Morro e foi musa da escola de samba A Pesada. Embora não tenha participado ativamente como membro, viveu intensamente o carnaval dentro das duas. “O carnaval em Corumbá é uma loucura!”, define Iasmin.
Anos mais tarde, mudou-se para Campo Grande e logo procurou se envolver no carnaval da capital sul-mato-grossense para fazer vibrar aquele carnaval que ficou no coração. Foi aí que entrou na escola Igrejinha, em 2015.
Ela, que já havia sido eleita princesa e musa da nova agremiação, recebeu este ano o convite de ser rainha de bateria. “No início relutei, porque é uma responsabilidade muito grande e eu tinha muito medo, mas tive o apoio da comunidade e dos meus amigos. Está sendo uma experiência nova para mim”, conta.
Iasmin afirma estar muito feliz e empenhada em mostrar ter os principais atributos para desfilar como rainha de bateria. “Antes de qualquer coisa acredito que tem ter humildade e carisma. As pessoas estão ali prestigiando você, o seu samba, o seu trabalho. Sem o reconhecimento das pessoas, a gente não é ninguém! Tem que valorizar quem nos dá essa credibilidade”, ela começa. “Entrosamento com a bateria e muita disposição não podem faltar”, complementa.
Trabalho, treino, ensaio e costura
Aos 32 anos e trabalhando como analista financeira, Iasmin segue uma rotina de ensaios e treinos para se preparar para o desfile da Igrejinha, que será no dia 20 de fevereiro.
É cansativo, mas ela afirma estar dando conta. “Eu treino com acompanhamento de uma personal quatro vezes por semana e passei a ensaiar com a bateria de duas a três vezes por semana. Tem dias que é ‘puxado’ por causa do trabalho, mas a gente sempre consegue conciliar tudo”, diz.
Além disso, a rainha de bateria está confeccionando a própria fantasia e a fantasia de outras pessoas que vão participar do desfile. “Tem dias que é ‘batidão’ mesmo. Estou cansada, mas muito feliz!”, garante.
Família toda no carnaval
O marido de Iasmin foi o rei momo do carnaval do ano passado em Campo Grande. Já a filha ainda não havia participado antes de nenhum desfile, mas se animou este ano. É que o tema do desfile da Igrejinha será o universo das crianças. “Ela se interessou ao saber do tema e vai desfilar pela primeira vez. Vai ser muito divertido estar com minha família toda no carnaval”, diz a rainha de bateria.
Sobre o tema do desfile, ela ainda detalhou. “Falaremos sobre o mundo mágico das crianças, heróis, castelos, brincadeiras. Tá lindo! Nosso enredo é leve, tenho certeza que tanto os adultos quanto as crianças vão amar o que vão ver na avenida”, fala.
Iasmin disse ao MidiaMAIS que sente falta de ver mais campo-grandenses valorizando e participando do carnaval, “Embora em Campo Grande o carnaval não seja tão valorizado, a gente segue firme com essa cultura. É a festa mais linda do mundo! As pessoas deveriam prestigiar mais”, finaliza.
Desfiles em Campo Grande
A escola Igrejinha vai desfilar às 23h da segunda-feira de carnaval (20). No mesmo dia, Herdeiros do Samba, Unidos do Cruzeiro e Unidos da Vila Carvalho apresentam seu samba.
Já na terça-feira (21), segundo e último dia de desfile em Campo Grande, será a vez de Cinderela Tradição do José Abraão, Deixa Falar, Unidos do Aero Rancho e Catedráticos do Samba.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Alems fica sem energia, suspende debate da pesca e dispensa funcionários nesta terça-feira
De acordo com um funcionário que preferiu não se identificar, a interrupção da energia ocorreu por volta de 15h
Sanesul anuncia 11 vagas para operador de tratamento de água com salário de R$ 3,7 mil
Vagas foram disponibilizadas nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Dourados, Paranaíba e Jardim
Programação da Cantata de Natal do TJMS começa nesta terça-feira em Campo Grande
Evento ocorre a partir das 18 horas, aberto para toda a comunidade e deve acontecer em mais duas datas, 13 e 16 de dezembro
Assistente de educação denúncia colega de trabalho por negar água para alunos de creche na Capital
Ainda, conforme a denúncia a funcionária o colega de trabalho de “moleque”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.