Acontece pela segunda vez, em Corumbá, a Parada da Cidadania e da Diversidade, o maior evento de celebração e resistência pela diversidade LGBTQIAPN+. A acontece neste sábado (18), no Jardim Independência.

Em 2019, na primeira edição da Parada no município, cerca de 1200 pessoas participaram, mas, para 2023, a expectativa é que 5 mil pessoas compareçam. Segundo Hellen Kadory, organizadora do evento e educadora do Instituto Diversidade Pantanal, aos poucos os direitos da comunidade vão sendo garantidos e respeitados, e a organização está se preparando para receber todos que quiserem prestigiar.

“Pra gente ainda é muito pouco, penso que seja mais um pequeno grande passo que estamos dando. Nós só queremos ser reconhecidos como cidadãos e termos nossos direitos que já estão garantidos à nós pela Constituição. Teremos caravanas vindo de outros municípios e uma estrutura especial para abraçar o público presente”.

Hellen ainda pontua que a programação vai além da diversão e apresentações artísticas, também é um momento de conscientização e autocuidado para toda a comunidade. “Teremos o show da diversidade, mas essa edição vai movimentar a cidade durante o dia todo, em ações de saúde, de acolhimento, de garantia dos direitos humanos”, explica.

Cris Stefanny, coordenadora de Políticas Públicas LGBT+ de Campo Grande e líder do movimento em MS, ver cidades do interior realizando eventos como a Parada, é ver a realização de uma luta que começou em 2001. “Naquela época nem mesmo as pessoas LGBTQIAPN+ acreditavam que pudesse dar certo. Porém, devido a minha teimosia, perseverança e descontentamento com os desmandos da polícia truculenta, com os altos índices de violências e assassinatos de pessoas travestis e transexuais, insisti, e
hoje vejo que há um novo Mato Grosso do Sul”, comenta.

Para Vagner Campo, subsecretário de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ do Governo do Estado, este será um momento de celebração em Corumbá. “É um momento de celebração da vida, de conquistas, de avanços na área do direito da população LGBTQIA+. É, ainda, um momento importante para a gente mostrar para a sociedade que viver com a diversidade é muito importante. Corumbá é uma cidade extremamente tolerante, respeitosa, e nós do Governo do Estado estaremos juntos na construção desse momento único para o município”, destaca ele.

Programação

A Parada da Cidadania e Show da Diversidade de Corumbá acontece neste sábado (18), a partir das 08h, no Jardim da Independência, que fica na área central de Corumbá. A entrada é gratuita.

No local haverá disponibilização de exames, testes rápidos e distribuição de materiais informativos pela Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá. Também haverá tendas com artesanatos locais e praça de alimentação.

A concentração da Parada começa a partir das 15h30 e caminhada, às 17h.

Os e apresentações artísticas acontecem ao longo de todo o dia, com performances de Lauanda Dumor, cantora Paolla, Levi Kelmo, DJ Anderson, Dudu Souza, Yasmin Fontes Bate Cabelo, Rhayllana Soares da Silva, Cher Dellavick, Grupo de Dança Anastadance e a Musa Gay do Carnaval, Letícia Aguilar.

A programação completa pode ser conferida na página do Instagram.

Saiba Mais