A Polícia Militar Ambiental de Bonito decidiu realizar a retirada da sucuri, de aproximadamente 6 metros, do Residencial Solar dos Lagos. Isso porque alguns moradores do condomínio de alto padrão da cidade estão ultrapassando os limites de segurança com a cobra, chegando a tocá-la.

Desse modo, a PMA concluiu que será melhor transferir o animal para um local seguro. A sucuri deverá ser solta na natureza, em alguma região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

“Após conclusão dos preparativos [logística, estratégia e local de soltura], iremos realizar a captura, transporte e soltura do animal em local seguro. Mas ainda estamos analisando a distância, o trajeto, tudo em prol do bem-estar dela, com o objetivo de estressá-la minimamente”, explica o Capitão Basílio Cesar, comandante da PMA de Bonito.

Ainda de acordo com o Capitão Basílio Cesar, a retirada da sucuri está prevista para acontecer na próxima semana.

Sucuri não representa perigo

Secretária de Meio Ambiente de Bonito, Ana Trevelin, destaca que a presença da sucuri no condomínio não representa perigo para os moradores, desde que o espaço do animal seja respeitado, o que não vem acontecendo.

“O local em que a sucuri tem sido avistada é uma área verde no bairro Solar do Lagos e nós inclusive suspeitamos que existam mais de um espécime passeando por lá. As aparições estão mais frequentes em razão ao período de chuvas intensas, o que têm aumentado as áreas úmidas ao redor dos lagos, que, por sua vez ampliam o território das sucuris”, diz ela.

Ana ressalta ainda que os moradores precisam respeitar os limites do animal, enquanto a sucuri não for capturada pela PMA. “Infelizmente soubemos de situações em que pessoas estão se aproximando demais e até tocando na cobra”, pontua.

Alerta: em casos de animais silvestres encontrados dentro de imóveis, ou que estejam em situação de risco, a PMA orienta a população a acionais os policiais militares ambientais, através do telefone (67) 3255-1247. Ou ainda o próprio Corpo de Bombeiros Militar, pelo número 193, para que a remoção do animal seja feita da forma correta. É importante lembrar que as pessoas devem evitar qualquer tipo de contato com esses animais.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok