A partir da próxima sexta-feira (20), o Museu da Imagem e Som de Mato Grosso do Sul terá sessões gratuitas de filmes selecionados para as crianças, às 14h. O primeiro será Coraline e o mundo secreto (Henri Selick, 2009).

O de terá sessões de diferentes filmes todas as segundas e sextas-feiras, até dia 30 de janeiro. Pais e responsáveis também poderão entrar e assistir.

O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (20), às 14h
CORALINE E O MUNDO SECRETO
Animação, Drama, Família (1h40min) – Livre

Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: outra e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo.

Segunda-feira (23), às 14h
MINHOCAS – Direção: Paolo Conti
2013 – Animação, Aventura, Família (82min) – Livre

Júnior (Cadu Paschoal) é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhece o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o oposto, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Entretanto, antes mesmo da disputa começar, Júnior e Nico (Yago Machado) são levados para a superfície por uma escavadeira.

Sexta-feira (27), às 14h
CAÇADORES DE DRAGÕES – Direção: Arthur Qwak, Guillaume Ivernel
2008 – Comédia, fantasia, Família, Aventura, Animação (82min) – Livre

A jovem Zoe (Marie Drion) é sobrinha de um famoso guerreiro aposentado. A menina acredita que seu destino é enfrentar dragões, mas seu tio (Philippe Nahon) não gosta muito da ideia. Um dia, ela se perde na floresta e inesperadamente encontra Gwizdo (Patrick Timsit) e Lian-Chu (Vincent Lindon), dois caçadores amadores (e para lá de atrapalhados). O trio acaba enfrentando o gigantesco desafio de suas vidas: caçar o dragão mais poderoso de todos os tempos e impedir que a Terra seja destruída.

Segunda-feira (30), a partir das 14h
Programação especial com curtas produzidos em Mato Grosso do Sul

A PRINCESA PANTANEIRA – Direção: Tina Xavier Filha
Animação – (9min) 2012– Livre

Camuela recebeu dos bichos do pantanal o apelido de Princesa Pantaneira. Um dia, ao ouvir um grito apavorante, Camuela arruma a maleta com sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz com pequi, tereré e uma poção de guavira e parte para a aventura mais importante da sua vida.

MARIQUINHA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO – Direção: Tina Xavier Filha
Animação (10 min) 2019 – Livre

O filme conta a história de Mariquinha, uma menina sapeca que brinca no seu quintal que é maior do que o mundo e, ao ler as poesias de Manoel de Barros, vai para o mundo da imaginação. Lá, encontra seu amigo Nardo e o poeta.

SER CRIANÇA EM – Direção: Tina Xavier Filha
Animação (5min 55seg) 2011- Livre

Duas crianças contam seu dia vivido na capital do Mato Grosso do Sul. Imaginam a cidade governada por crianças super-heroínas, com chuva de doces e balas, transformada em uma docelândia, sorvetelândia e guaranalândia. Elas declaram o seu amor pela cidade.

ABAYONI- Direção: Sheila Azevedo
Documentário (9min) 2021- Livre

A importância do reconhecimento da ancestralidade e da representatividade que as crianças negras precisam para construir sua identidade de maneira positiva.

O MENINO QUE ENGOLIU O SOL – Direção: Patrícia Alves Dias
Experimental (7min) 2019 – Livre

Manoel era um pouco Menino, um pouco Pássaro. Quando o dia acordava, ele pulava do Ninho direto para o Quintal. Nesta manhã, ele brincou de aguar o Rio com a Latinha furada. No Rio, comprido e sem fim, morava o Amigo Peixe-cachorro.

AS INVENÇÕES DE AKINS – Direção: Ulísver Silva
Infantil, Família 2018 (32min) – Livre

Akins é um menino que adora construir seus próprios brinquedos. Depois de ver um programa de TV, resolve construir sozinho uma máquina feita de sucatas e brinquedos. Porém, o que parecia apenas uma brincadeira, se torna um grande desafio para sua autoestima.

Com assessoria