‘Mais vivo do que nunca’, Rock é o 3º gênero mais ouvido do Brasil e rockeiros de MS celebram a data

Tendência apontada pelo Spotify, aumento do consumo de Rock no Brasil é sentido por campo-grandenses

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
dia do rock
Show marcou o Dia do Rock em Campo Grande – (Fotos: Sectur/Reprodução)

Levantamento divulgado pelo Spotify nesta quinta-feira (13) mostra o avanço do consumo de Rock no Brasil. O balanço foi publicado na mesma data em que é celebrado o dia desse gênero. E, apesar de ser conhecido como “Terra do Sertanejo”, o Estado Mato Grosso do Sul também tem um grande espaço para esse estilo musical. Para alguns amantes do gênero, inclusive, a Capital Campo Grande acompanha o aumento nos players dos streamings.

Segundo o ranking do Spotify, o Rock é o 3º gênero mais ouvido no Brasil. O avanço é significativo já que, em 2022, o gênero ocupava a vigésima posição. Da 20ª à 3ª, o crescimento se mostra expressivo.

Em Campo Grande, um evento celebrou o Dia do Rock com antecedência no último domingo (9). Na ocasião, os rockeiros da Capital assistiram a um show eletrizante da banda Ira! na Praça do Rádio. Além disso, o duo de folkrock Filho dos Livres abriu a noite empolgando a multidão.

Veja:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (@secturcg)

Amantes do rock comentam

O show reuniu mais de sete mil pessoas na Praça do Rádio, que fizeram parte da celebração do gênero. “Lindo de ver. Campo Grande não é só sertanejo e a prova disso está aí… cada vez mais e mais eventos públicos ou privados que trazem bandas de rock nacional sempre com casa cheia!! Campo Grande é Rock N Roll!! Parabéns a todos”, comemorou o jornalista Wagner Junior.

Ávida pela música, a moradora Luciana Berriel pede. “Mais shows assim pra nós que somos amantes do Rock”. Já a publicitária Maria Julia Teixeira, de 27 anos, pontua sobre a importância do espaço para o Rock na Capital e em MS. “Acredito que Campo Grande acompanhou esse aumento do hábito de ouvir Rock. Pelo menos nos bares, por aí, nesse último ano a gente sentiu uma equilibrada, não é mais só sertanejo, tem rock, folk, vários gêneros, e com espaço para todos”, diz ela, que se considera uma rockeira “roxa”.

“O rock em Campo Grande não está mais limitado apenas a bares segmentados, hoje a gente vê em todo lugar. Não sei o que explica essa tendência, mas se houve um aumento expressivo de pessoas ouvindo no Spotify, isso reflete no que as pessoas querem ouvir fora do celular também. Concordo com o levantamento e não acho que Campo Grande ficou de fora”, opina a coordenadora de eventos Elcia Barros.

Rock no Brasil

Os dados do levantamento do Spotify indicam que o gênero serve de inspiração para mais de 70 milhões de playlists criadas por usuários do serviço de streaming no mundo e, aproximadamente, seis milhões no Brasil.

De acordo com o Spotify, a faixa etária de quem ouve rock na plataforma de músicas está entre 18 a 24 anos, e também de 35 a 44 anos. Charlie Brown Jr, com quase 6 milhões de ouvintes mensais, lidera o ranking de artistas de rock mais escutados no Brasil, de janeiro a junho de 2023.

Confira o top 5 das bandas nacionais do gênero mais ouvidas na plataforma no mesmo período:

  • Charlie Brown Jr.
  • Skank
  • Legião Urbana
  • Titãs
  • O Rappa

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Conteúdos relacionados