A visita de cinco turistas a uma pousada na altura do km 22, zona rural de Corumbá, sul-mato-grossense, rendeu muito mais que o esperado. Além de ver uma diversidade de pássaros, antas, jacarés e capivaras no “safari do carro”, também caminharam de madrugada para encontrar possíveis onças, neste fim de semana. Ao entardecer, no entanto, receberam o presente: flagraram um tamanduá, com o seu filhote já grande, galopando e mostrando que “ é mãe” em qualquer ocasião.

“Um pouco antes deles chegarem eu já tinha visto este tamanduá. É um animal que também tem hábitos noturnos e, como eu tenho muita paixão e persistência no meu trabalho, fui antes, durante a madrugada, das 4h às 6h, para ver se o encontrava. Queria mostrar ao grupo. Daí, durante a tarde, por volta das 15h30 de sexta-feira (17), nos deparamos com ele e o filhote”, afirmou Elias Tanus, de 46 anos, conhecido como jaguarman no Pantanal.

Segundo Elias, o filhote já era grande e os turistas, sendo quatro americanos e um holandês, ficaram impressionados ao ver um tamanduá “ao vivo”, pela primeira vez. “Ela estava galopando e aí pensei o quanto mãe é mãe em qualquer ocasião. Foi um momento lindo”, comentou.

Veja o vídeo:

Outro flagra

Turista no momento em que flagrou a . Foto: Redes Sociais/Reprodução

Dias antes, com outros turistas estrangeiros, Tanus relembra que eles se depararam com uma onça fêmea, de 4 a 5 anos, ao fazer o “safari de carro”.

“Foi um casal da Holanda, que chegou na pousada e aqui ficou por três dias, neste mês de março. Fizemos passeios de barco, cavalo, caminhada e caminhada noturna. Durante o passeio, eu os ensinei como rastrear onça na estrada, os lugares onde ela mais fica e, ao final, eles entraram na ponte e acharam a onça. Me mandaram fotos, vídeos e ficaram muito felizes. Saíram daqui aprendendo a rastrear a onça na Estrada Parque, um momento muito lindo”, finalizou.

Veja o vídeo:

Leia também:

Onça Pintada é fotografada dando ‘ataque-mortal’ em jacaré no Pantanal

VÍDEO: imagens mostram onça correndo em fazenda de Mato Grosso do Sul

VÍDEO: Em menos de um minuto, onça mostra agilidade e sobe barranco com jacaré na boca