A cadela Laika, que integra missões de salvamento do Corpo de Bombeiros, em Mato Grosso do Sul, foi aprovada em mais uma prova nacional e agora pode atuar em ocorrências em todo o Brasil. A etapa ocorreu durante o XXI Senabom (Seminário Nacional dos Bombeiros) 2023 e o animal passou com mérito, se destacando e provando toda a sua competência, de acordo com a corporação.

Assim, Laika, que é da raça pastor holandês e está com pouco mais de quatro anos, coleciona mais esta certificação. Neste caso, se torna apta a atuar em salvamentos e resgate, com a Certificação Nacional de Cães – Buscas Urbanas.

Cadela Laika durante provas em MS. (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, Laika começou a atuar muito jovem e, desde então, recebe treinamentos contínuos. “A prova consistia em duas etapas, sendo a primeira com exercícios de obediência e destreza, onde é demonstrado o adestramento do cão junto de seu condutor. Já a segunda etapa foi uma simulação de duas pessoas desaparecidas, onde a cadela precisa encontrar as mesmas em até 20 minutos”, explicou ao Jornal Midiamax o sargento e instrutor Thiago Kalunga.

Após o evento, Laika retornou ao canil, em , porém, poderá se deslocar a qualquer momento em futuras ocorrências no país. Ao todo, Kalunga conta que ela já possui nove certificações, tendo em vista que já realizou provas no Mato Grosso, e agora no Rio Grande do Sul.

Cadela Laika durante provas em MS. (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A corporação também ressalta que “a dedicação e o profissionalismo são um exemplo inspirador para todos nós, demonstrando como os cães podem desempenhar um papel fundamental em operações de resgate e salvamento”, diz.

Veja alguns momentos da prova em que Laika foi aprovada:

Saiba Mais