Finalista desiste de reality e Duelo de Marceneiros altera critérios de avaliação da final
Finalistas fizeram minibares na final e votação popular ocorre no Instagram até 00h de domingo (5). No entanto, um deles decidiu desistir do programa
João Ramos –
Único participante de fora do Estado que veio para Campo Grande disputar o reality show “Duelo de Marceneiros”, Jimmy Oliveira, de 29 anos, decidiu desistir da competição. O curitibano estava na final com o marceneiro Brendan Santiago, de 28 anos, mas optou por se retirar da disputa.
Conforme o “Duelo de Marceneiros”, a final é decidida pelo público. Para escolher o campeão, o internauta deve apenas curtir o vídeo do participante com o móvel confeccionado no último duelo, exibido na segunda-feira (30). O post mais curtido leva o prêmio de R$ 10 mil em compras na loja Leo Madeiras, patrocinadora do programa.
No entanto, Jimmy afirmou não confiar no sistema de votação e, por isso, desistiu da competição. O curitibano e sua torcida iniciaram a votação disparados na frente com engajamento espontâneo, até que, na tarde da última terça-feira (31), o outro finalista, Brendan, teve um súbito crescimento de 1 mil likes em questão de minutos. De 400 curtidas, o marceneiro de Campo Grande passou a ter mais de 1,4 mil. Jimmy, que estava na casa dos 800 likes, percebeu a situação e reclamou com a organização.
Duelo de Marceneiros decidiu mudar critérios da final
Após a reclamação do participante, o “Duelo de Marceneiros” afirmou que não poderia interferir nos likes e que cada um deles estava livre para conseguir votos da forma que quisesse. Contudo, para garantir a isonomia na competição, o reality acionou os jurados para avaliarem o duelo final, critério que até então não estava previsto.
Dessa forma, os jurados agora vão avaliar as peças e o julgamento terá peso 1. Os likes nas publicações do Instagram continuam valendo e terão peso 2 na decisão, que será anunciada na próxima segunda-feira (6), encerrando a temporada.
As alegações de Jimmy
Ainda assim, Jimmy decidiu se retirar do reality e abriu mão do prêmio, especialmente depois que seu oponente Brendan fechou parceria com uma farmácia e está oferecendo dipirona de graça para quem votar nele.
“Desde terça-feira a gente vem alertando sobre como é fácil burlar e comprar curtidas e como qualquer um pode fazer isso. Percebemos que tem perfis fakes curtindo tanto a publicação do Brendan como a minha e eu acho isso injusto comigo, com todo mundo que está me apoiando”, diz Jimmy em seu posicionamento.
O marceneiro de Curitiba também afirma que não vai querer o prêmio, caso tenha mais curtidas até 00h00 de domingo (5), prazo final para a votação.
“Esse é meu posicionamento final e definitivo. Se a votação não for de outra forma, pra mim, o Duelo encerrou aqui. Podem dar o prêmio para o outro participante porque, mesmo que eu esteja na frente, não vou querer nem o título e nem os prêmios desse duelo. Infelizmente eu não queria que terminasse dessa forma”, lamenta o rapaz.
Reality decidiu continuar normalmente e seguir o cronograma
Em conversa com o Jornal Midiamax, a produção responsável pelo reality disse que o cronograma segue normalmente, e apesar de Jimmy ter anunciado sua desistência, ele ainda será avaliado como se estivesse participando.
A produção também afirma que tentou conversar com o curitibano, mas ele realmente decidiu não continuar na competição. Em nota de esclarecimento, o “Duelo de Marceneiros” diz que “sob hipótese nenhuma, interfere na votação que é de total responsabilidade dos participantes”.
Confira a nota na íntegra:
Procurado pela reportagem na manhã desta sexta (3), o marceneiro lamenta sua saída e acredita que fez o melhor. Para vir a Campo Grande participar do reality, Jimmy desembolsou uma grande quantia em dinheiro e não esperava que tudo fosse terminar dessa maneira.
Brendan não quis se manifestar
Outro finalista, Brendan também foi procurado pelo Jornal Midiamax para comentar a desistência de seu oponente, mas diz que não tem nada a declarar.
Vale lembrar que o participante esteve envolvido em outra polêmica durante a competição, quando, no duelo em que era obrigatório fazer uma banqueta, ele fez uma cadeira e foi aprovado pelos jurados, que depois o escolheram para ir direto para a final.
A situação causou estranheza para o público e para os telespectadores do “Duelo de Marceneiros”, mas Brendan se defende afirmando que fez sim uma banqueta e que seu acabamento impecável foi o responsável por sua classificação. Relembre os casos:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.